Hibisco: Os benefícios para a saúde do chá de hibisco incluem o controle da pressão e colesterol alto, o sistema digestivo e problemas inflamatórios. Ajuda a combater doenças hepáticas e pode acelerar o metabolismo, contribuindo para perda de peso de forma saudável. É rico em vitamina C, minerais e vários antioxidantes, também ajuda no tratamento da ansiedade.
O chá de hibisco é de cor vermelha e tem um sabor amargo. Fácil de encontrar no mercado e pode ser consumido quente ou frio, dependendo da sua preferência. Este chá é baixo em calorias e não contém cafeína.
O chá de hibisco é benéfico para perder peso. Se você consumir alimentos ricos em carboidratos, o que significa que contém açúcar e amido, então você provavelmente aumentará de peso. No entanto, estudos sugeriram que o hibisco diminui a absorção de amido e glicose e pode ajudar na perda de peso. Ele inibe a produção de amilase, o que ajuda na absorção de carboidratos e amido. Portanto, é um aliado seu na luta contra as gorduras indesejadas.
Como preparar chá de hibisco
Adicione 1 litro de água e leve ao fogo. Quando começar a ferver adicione 2 colheres (sopa) de hibisco. Logo em seguida desligue o fogo e tampe o recipiente, deixando esfriar para então beber o chá.
Os benefícios do chá de hibisco
Os benefícios do chá de hibisco, que ajudam a manter o corpo saudável, são apresentados logo abaixo.
Consumir esta bebida diminui a pressão arterial em adultos. Devido às suas propriedades anti-inflamatórias, o chá de hibisco pode reduzir a pressão arterial, de acordo com uma pesquisa realizada na Universidade Tufts, nos Estados Unidos. Para que essa melhora drástica ocorra, você precisa regularmente consumir três xícaras de chá por dia por algumas semanas. Além disso, tem propriedades diuréticas que aumentam a micção, simultaneamente diminuem a pressão arterial.
Reduz o colesterol
Ajuda a reduzir os níveis de colesterol LDL “ruim” do corpo, ajudando assim a proteger contra doenças cardíacas e a proteger os vasos sanguíneos de danos. As propriedades hipolipidêmicas e hipoglicêmicas do chá de hibisco podem ser benéficas para pessoas que sofrem diabetes. Um estudo de pesquisa realizado em pacientes com diabetes tipo II sugere que o consumo de hibisco diminui o colesterol, triglicerídeos e colesterol de lipoproteínas de baixa densidade, o que ajuda a controlar esta doença.
Protege o fígado
Estudos também sugeriram que suas propriedades antioxidantes podem ajudar no tratamento de doença hepática. Os antioxidantes ajudam a proteger seu corpo de doenças, pois neutralizam os radicais livres presentes nas células do nosso corpo. Portanto, podemos dizer que beber chá de hibisco pode aumentar sua qualidade de vida.
É Anti-Inflamatório e Antibacteriano
É rico em vitamina C, o qual é essencial para estimular a atividade do sistema imunológico. O hibisco também é conhecido por suas propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas. Portanto, ele pode evitar que você enfrente um resfriado ou uma gripe.
Alivia da dor menstrual
Os benefícios para a saúde do chá de hibisco também incluem alívio das cólicas e dor menstrual. Ajuda a restaurar o equilíbrio hormonal, o que pode reduzir os sintomas da menstruação, como mudanças de humor, depressão e excesso de comida.
Atua como antidepressivo
O chá de hibisco contém vitaminas e minerais como flavonoides, que possuem propriedades antidepressivas. O consumo de chá de hibisco pode ajudar a acalmar o humor, além de reduzir a ansiedade e a depressão criando uma ótima sensação no corpo e na mente.
Melhora a digestão
Muitas pessoas usam o chá de hibisco para melhorar a digestão, pois ele ajuda a regular a micção e os movimentos peristálticos, uma vez que possui propriedades diuréticas, além de ser usado para tratar a constipação, isso ajuda você a perder peso e melhorar a saúde do seu sistema gastrointestinal.
Chá De Hibisco – Efeitos Colaterais
Embora o chá de hibisco seja um aliado na nossa saúde, há alguns possíveis efeitos colaterais que você precisa saber.
Pressão sanguínea
Dentre os benefícios do chá de hibisco está o da pressão arterial. Sendo assim, ele não é recomendado para pessoas que já têm baixa pressão arterial. Podendo causar fraqueza, tonturas e até mesmo danificar o coração ou o cérebro se for consumido por alguém que tenha pressão baixa.
Gravidez e fertilidade
O chá não é recomendado para mulheres grávidas, pois pode estimular a menstruação ou o fluxo sanguíneo no útero ou região pélvica. Para mulheres que sofrem tratamentos hormonais ou que tomam pílulas anticoncepcionais, recomenda-se consultar seu médico sobre o consumo de chá de hibisco.
Efeitos alucinógenos
Algumas pessoas podem se sentir intoxicadas ou experimentar alucinações após beberem esse chá. Portanto, você deve ser cauteloso com o consumo desse chá. Não dirija ou faça algo perigoso até saber quais são seus efeitos no seu corpo.
Alergia
Algumas pessoas podem desenvolver reações alérgicas, como prurido, olhos vermelhos ou febre do feno (tipo de rinite causado por alergia ao pólen) quando usam o chá de hibisco.
Considerações
O chá de hibisco é composto por cerca de 15 a 30% de ácidos orgânicos. São eles: ácido málico, ácido tartárico e ácido cítrico. Estes ácidos são comumente encontrados em muitas frutas, como as uvas. Eles ajudam a aumentar a imunidade, promovem uma pele mais saudável, diminuem a pressão arterial e o colesterol, combatem a inflamação e melhoram os problemas digestivos.
0 Comentários