Prós e contras da dieta low carb. Algumas dietas com baixo teor de carboidratos têm como objetivo melhorar os níveis de açúcar no sangue. Outros são projetados para perder peso.
Com uma dieta baixa em carboidratos, você come menos carboidratos do que o recomendado. Algumas dietas com baixo teor de carboidratos têm como objetivo melhorar os níveis de açúcar no sangue. Outros são projetados para perder peso ou se baseiam na ideia de que seria mais saudável evitar certos produtos que contêm carboidratos.
Existem vantagens e desvantagens em uma dieta baixa em carboidratos. Uma vantagem é que essas dietas geralmente são ricas em proteínas e comer proteína suficiente durante a perda de peso pode ajudar a manter a massa muscular. Uma desvantagem é que muitas dietas com baixo teor de carboidratos tendem a fornecer muita gordura (saturada) e muito pouca fibra.
Prós e contras da dieta Low Carb
O que é uma dieta baixa em carboidratos?
Uma dieta pobre em carboidratos, ou «dieta baixa em carboidratos e rica em gordura», é uma dieta que obtém energia relativamente alta de proteínas e gorduras e baixa energia de carboidratos. Uma dieta baixa em carboidratos fornece 50 a um máximo de 130 gramas de carboidratos por dia. Falamos de dieta cetogênica se você ingerir no máximo 50 gramas de carboidratos por dia, o que é extremamente baixo.
Uma comparação: a mulher adulta média come cerca de 225 gramas de carboidratos por dia. Este é um valor normal. O Conselho de Saúde da Holanda aconselha que aqueles que desejam uma alimentação saudável obtenham 40-70% de sua energia dos carboidratos. Para a mulher adulta média, isso equivale a cerca de 200 a 350 gramas por dia.
Qual é o propósito de uma dieta baixa em carboidratos?
Algumas dietas com baixo teor de carboidratos têm como objetivo melhorar os níveis de açúcar no sangue. Para pessoas com diabetes tipo 2, essa dieta sob a supervisão de um nutricionista pode ser útil.
Uma dieta baixa em carboidratos pode fazer com que as pessoas percam peso se consumirem menos calorias do que antes da dieta. A perda de peso tem um efeito positivo sobre a sensibilidade à insulina de diabéticos com excesso de peso.
Muitas dietas de baixo teor de carboidratos são projetadas para ajudar as pessoas a perder peso. As dietas de perda de peso com baixo teor de carboidratos mais conhecidas são Atkins, Dukan e Dr. Frank. Outras dietas relativamente baixas em carboidratos são a Dieta do Bem-Estar Total, a Dieta Mayo, South Beach, Scarsdale e a dieta de 17 dias.
Depois, há as dietas com baixo teor de carboidratos, baseadas na ideia de que é mais saudável evitar certos produtos com carboidratos. O Paleodieta é um exemplo disso.
Você pode perder peso com uma dieta baixa em carboidratos?
Qualquer tipo de dieta em que menos energia seja consumida do que usada resultará em perda de peso. Isso também se aplica a uma dieta baixa em carboidratos, em que são consumidas menos calorias do que antes.
Mas se você comer a mesma quantidade de calorias, uma dieta baixa em carboidratos não resultará em maior perda de peso do que uma dieta rica em carboidratos. As dietas com baixo teor de carboidratos não causam mais perda de peso a longo prazo do que as dietas com alto teor de carboidratos.
Quais são seus benefícios?
Uma dieta baixa em carboidratos geralmente é rica em proteínas. Uma dieta baixa em carboidratos e rica em proteínas pode dar a você uma maior sensação de saciedade. Assim, você se sentirá mais satisfeito por mais tempo. Além disso, a proteína é importante para construir músculos. Comer proteína suficiente durante a perda de peso pode ajudar a manter mais massa muscular. E quanto ao lado negativo?
Prós e contras da dieta Low Carb
As desvantagens de uma dieta baixa em carboidratos podem ser:
As dietas com baixo teor de carboidratos geralmente também contêm alto teor de gordura. As dietas ricas em gorduras também são frequentemente (muito) ricas em gordura saturada. Por causa do risco de doenças cardiovasculares, o Conselho de Saúde holandês recomenda substituir produtos de gordura saturada por gordura insaturada, tanto quanto possível. As orientações do Centro de Nutrição estão alinhadas com isso.
Uma dieta pobre em carboidratos aumenta o risco de deficiência de alguns nutrientes, em particular certas vitaminas B, fibras dietéticas e iodo. Além disso, os efeitos positivos para a saúde de alguns produtos ricos em carboidratos são perdidos. Por exemplo, produtos de grãos inteiros reduzem o risco de doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e câncer intestinal.
Muitas pessoas não aderem a uma dieta de descarte por muito tempo porque é muito estrita, muito unilateral ou impraticável. Além disso, a perda de peso geralmente não é permanente porque não foi aprendido um padrão alimentar saudável. Dieta cetogênica (dieta com muito baixo teor de carboidratos).
Com uma dieta cetogênica, poucos carboidratos são consumidos. Ou seja, no máximo 50 gramas por dia. Os carboidratos que você ingere são convertidos em glicose em seu corpo. A glicose fornece às células a energia de que precisam, por exemplo, para se mover e respirar. A glicose é armazenada como glicogênio no fígado.
Normalmente, o fígado fornece glicose ao sangue quando o nível de glicose no sangue cai. Mas se você não comer glicose suficiente, haverá pouco glicogênio armazenado no fígado e, portanto, isso não é possível. Isso garante que haja pouca glicose no sangue.
O corpo percebe isso e passa a queimar ácidos graxos. Quando você queima ácidos graxos, surgem «cetonas» ou «corpos cetônicos». As cetonas podem ser usadas pelo cérebro, músculos e sistema nervoso em vez da glicose.
As cetonas tornam o sangue mais ácido. O corpo tem seguido uma dieta cetogênica na cetose. Embora em pessoas saudáveis o corpo seja capaz de manter a acidez do sangue, não foram feitas pesquisas suficientes sobre os efeitos da cetose na saúde a longo prazo.
A dieta cetogênica costuma ser ainda mais difícil de manter do que uma dieta pobre em carboidratos.
Dieta pobre em carboidratos para diabetes tipo 2
Uma dieta baixa em carboidratos parece ter um efeito positivo sobre os níveis de açúcar no sangue em pacientes com diabetes tipo 2 em curto prazo.
Quando se perde peso com essa dieta, essa perda de peso também tem efeitos benéficos na sensibilidade do corpo à insulina e aos níveis de açúcar no sangue.
A perda de peso é especialmente positiva para diabéticos com excesso de peso. Mais pesquisas são necessárias sobre os efeitos a longo prazo de uma dieta pobre em carboidratos na saúde das pessoas com diabetes tipo 2.
Se você tem diabetes e deseja seguir uma dieta baixa em carboidratos ou cetogênica, uma boa orientação médica e / ou a orientação de um nutricionista são muito importantes.
Outras doenças
A dieta cetogênica pode ser usada no tratamento da epilepsia. Nesse caso, é sempre um complemento do tratamento medicamentoso. A dieta só pode ser seguida sob supervisão médica e não é eficaz para todos. No caso de doenças como a esclerose múltipla (EM), atualmente não há evidências científicas suficientes sobre os possíveis efeitos da dieta cetogênica.
0 Comentários