Por que o aleitamento materno é tão importante? O que torna o leite materno especial? Quais são os benefícios a longo prazo da amamentação para mãe e bebê?
A amamentação é a maneira perfeita de criar um relacionamento próximo entre mãe e filho, além de fornecer ao bebê todos os nutrientes necessários. A amamentação promove a saúde infantil e ajuda a prevenir doenças.
Toda mulher que deu à luz um filho é imediatamente tocada ao falar sobre amamentação ou ao ver uma mãe que amamenta. Muitos estudos nos últimos anos mostram novamente que a amamentação tem muitas vantagens tanto para a mãe quanto para a criança.
Para ajudar você a entender mais sobre a importância do aleitamento materno, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!
O leite materno é o alimento ideal para o seu bebê
A composição do leite materno evoluiu por milhares de anos de acordo com as necessidades específicas da criança e é rica em muitas vitaminas, substâncias de defesa, imunológicas e protetoras que protegem o bebê de patógenos e alergias posteriores.
Até o momento, nenhum fabricante de comida para bebês foi capaz de reproduzir exatamente as defesas contidas no leite materno em alimentos para bebês industriais ou substituir 100% o leite materno.
Por que o aleitamento materno é importante?
O aleitamento materno é uma maneira ideal e natural de alimentar seu bebê durante os primeiros meses de vida. A decisão da mãe a favor ou contra a amamentação é muitas vezes moldada pelos familiares, observando as mulheres que amamentam no círculo de amigos, equipe médica e mídia.
Ainda mais mulheres amamentariam se fossem totalmente informadas sobre os benefícios de saúde da amamentação. É por isso que as jovens mães precisam de educação e apoio para poder tomar uma decisão informada e ganhar confiança no aleitamento materno.
Benefícios da amamentação:
- A amamentação é possível a qualquer momento e quase em qualquer lugar.
- O leite materno é livre de bactérias e sempre na temperatura certa (30-35 ° C).
- A frequência cardíaca, a respiração e a temperatura permanecem constantes durante a amamentação.
- A amamentação e o contato corporal e visual intenso com o bebê incentivam o desenvolvimento e o crescimento de um relacionamento amoroso de mãe e filho.
Devido à composição específica do leite materno, a amamentação é o melhor presente para o seu bebê nos primeiros meses de vida e tem uma excelente influência no seu desenvolvimento e saúde futuros.
Vantagens para o seu bebê:
- A amamentação fortalece o bebê: os bebês amamentados são menos propensos a sofrer de infecções gastrointestinais, urinárias e respiratórias e de ouvido e pneumonia.
- O aleitamento materno completa evita o desenvolvimento de asma e eczema.
- A amamentação reduz o risco de diabetes, doenças cardiovasculares e morte súbita de crianças.
- As crianças amamentadas têm menos probabilidade de ficar acima do peso do que os bebês que foram total ou parcialmente alimentados com mamadeira.
- Estudos mostram que bebês amamentados aprendem a engatinhar mais cedo e também têm um QI mais alto (3,7 pontos) em média.
- A amamentação e a sucção do mamilo fortalecem os músculos da mandíbula e da boca para que os bebês amamentados falem mais cedo do que as crianças que não amamentam.
- O leite materno é naturalmente baixo em alérgenos.
O aleitamento materno é sem dúvida uma experiência sensual e íntima, um diálogo tranquilo entre mãe e bebê.
De fato, o bem-estar do bebê é a razão mais importante para a decisão da mulher de amamentar. Os benefícios a longo prazo do aleitamento materno, têm um impacto positivo na saúde da mãe.
Gostou de saber mais sobre a importância do aleitamento materno? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!
0 Comentários