Você sabia que além de gostoso, combinar com vários doces e sobremesas, o morango também tem conteúdo, pois é! Ele não é apenas um pseudofruto bonitinho. Leia até o final desse artigo e entenda, de forma simples, como cada substância presente nele ajuda em algum aspecto da sua saúde.
Mas antes aprenda um pouco mais sobre as curiosidades desse pequeno indivíduo.
Benefícios do Morango para Saúde
Sobre o Morango
Considerado um pseudofruto por ser originado a partir do receptáculo floral de uma planta, que possui em sua flor mais de um ovário. Geralmente, os considerados “frutos” surgem a partir do amadurecimento do ovário após a fecundação.
O morango pertence ao gênero Fragaria, da família Rosácea. Tem esse sabor azedinho, tão característico, devido à ácidos cítricos e málicos presentes nele.
Mas além disso ele é riquíssimo em diversos minerais que fazem muito bem para sua saúde. Veja abaixo alguns deles.
Potássio (k)
De acordo com um estudo feito pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) algumas espécies dessa cultivar pode chegar a conter 8,7 g/Kg de Potássio em sua composição.
Esse mineral atua em várias funções do nosso organismo, ajudando na atuação adequada de células, tecidos e órgãos. O Potássio pode auxiliar no controle da pressão arterial, mesmo que o consumo de sódio pelo indivíduo seja alto, diminuindo assim riscos quanto à hipertensão, derrame e AVC.
Além disso é um grande aliado para quem sofre com retenção de líquidos, visto que tem como finalidade também controlar a quantidade de líquido dentro das células.
Cálcio (Ca)
Eu sei que desde criança você ouve falar que tomar leite é bom para os ossos, isso porque nesse alimento está o cálcio. Mas não é apenas no leite que podemos encontrá-lo. Acredite se quiser, no morango esse nutriente também está muito presente e é o mineral em maior quantidade no corpo humano.
Além de ter fundamental importância na formação de ossos e dentes, também atua em funções neuromusculares (contração de músculos), de coagulação, secreção hormonal em algumas células e, de acordo com alguns estudos, ingerir esse nutriente pode levar à diminuição da gordura corporal.
Magnésio (Mg)
Tem importante papel no funcionamento celular, metabolismo de insulina, síntese de proteínas e geração de energia. Ademais, sua carência no organismo humano pode causar vários danos, incluindo:
- Hipertensão;
- Espasmos musculares;
- Cãibras;
- Cansaço;
- Insônia.
Ferro (Fe)
O consumo desse nutriente, presente no morango, aumenta sua imunidade, melhora a capacidade de aprendizagem e crescimento das crianças, além de reduzir os riscos de morte materna no parto e pós- parto.
Ainda é capaz de contribuir também para o transporte de oxigênio na corrente sanguínea e é um dos minerais mais recomendados para combater e diminuir os riscos de anemia.
Manganês (Mn)
Sabia que, combinado com o Cálcio (Ca), o Manganês pode te ajudar quando estiver “naqueles dias”? É isso mesmo!
Esse mineral é capaz de diminuir os sintomas da TPM. Pode contribuir também para amenizar dores causadas por doenças inflamatórias. Além disso, é fundamental para um bom desempenho do cérebro e sistema nervoso.
Além desses minerais citados acima, no morango encontramos diversos outros nutrientes que são capazes de trazer muitos benefícios ao nosso organismo, como:
- Vitamina C;
- Zinco (Zn);
- Compostos fenólicos;
- Cobre (Cu).
Benefícios do Morango para Saúde
Esses últimos são capazes de atuar como antioxidante, na regeneração de músculos, formação de colágeno, regulando a temperatura do corpo, agindo como atividade anticarcinogênica – inibindo diversos tipos de cânceres – impedindo a formação de manchas na pele, formando tecido conjuntivo e até mesmo participando da composição de estruturas dos neurônios, tendo assim ligação quanto a prevenção de doenças neurodegenerativas como: Alzheimer e Parkinson.
São muitas as qualidade e aplicações dessas substâncias presentes nessa fruta tão pequenina que é o morango. Mas fica aqui comprovado que tamanho não é documento, afinal de contas olha a riqueza desse alimento que é cultivado em muitas regiões do Brasil, por si só ele traz benefícios reais para quem o consume.
0 Comentários