Colesterol: Não tem sintomas, é um inimigo silencioso. Na alimentação humana, o colesterol é encontrado nas gorduras animais. Elevações pequenas nos níveis de colesterol podem ser inicialmente tratadas apenas com mudança dos hábitos alimentares.
O colesterol é uma das principais causas das doenças coronárias. Cerca de 40% dos brasileiros têm colesterol alto. Entre os jovens, de 12 a 17 anos, a taxa é de 20%*.Não tem sintomas, é um inimigo silencioso. Na alimentação humana, o colesterol é encontrado nas gorduras animais. Elevações pequenas nos níveis de colesterol podem ser inicialmente tratadas apenas com mudança dos hábitos alimentares.
O que é colesterol?
Colesterol: Não tem sintomas, é um inimigo silencioso. É um tipo de gordura produzida em nosso organismo que tem o papel vital de manter as células funcionando, de produzir hormônios e vitamina D. Entretanto, o excesso de colesterol no sangue pode aumentar o risco de doenças do coração.
A fibra solúvel age como uma esponja para absorver o colesterol. Outras boas fontes são as frutas e legumes como feijão, aveia e cevada.
Mudar para o pão de elevado teor de fibras é uma maneira fácil de aumentar a sua ingestão diária de fibras. Estudos mostram que comer gorduras saudáveis como azeite, óleos vegetais, nozes e abacate, podem ajudar a melhorar os seus níveis de LDL.
11 Dicas que ajudam a controlar o Colesterol
1 – Soja contém proteínas especiais que mudam como o corpo e regula o colesterol. Estudos mostram que comer apenas 15 gramas de soja por dia (leite de soja, alternativas à carne tofu ou de soja) pode diminuir seus níveis de colesterol em cerca de 6%.
2 – Comer feijão pode ser um aliado para diminuir os seus níveis de colesterol. Estudos mostram que consumir uma xícara de algumas leguminosas – como o grão ou feijão manteiga – uma vez por dia pode reduzir colesterol significativamente.
3 – Mude o seu hábito de comer manteiga ou margarina pura e opte por aquelas manteigas que existem próprias para o colesterol. Em apenas 7-10 semanas verá diferenças.
4 – Comer mais legumes e grãos são uma boa forma de perder peso. Estudos mostram que perder apenas dois a cinco quilos podem ser o suficiente para ajudar a reduzir os níveis de LDL.
5 – Abacates contêm gordura monoinsaturada, que pode ajudar a aumentar os níveis de HDL, reduzindo simultaneamente os níveis de LDL. Eles também contêm beta-sitosterol- uma gordura vegetal que ajuda a reduzir a quantidade de colesterol absorvida da comida.
6 – Estudos mostram que o consumo regular de nozes pode ajudar a diminuir colesterol. Contudo, atenção à quantidade que come pois são ricas em calorias, o que leva ao excesso de peso e aumento de vulnerabilidade a doenças cardíacas.
7 – Enquanto tenta perder as gordurinhas a mais que tem através de mudanças de hábitos alimentares porque não aliar exercício físico? Uma caminhada regular já é o suficiente para sentir as diferenças.
8 – Reduzir o excesso de peso e a obesidade, se possível para o peso normal. Reduzir o perímetro do abdômen para menos que 82 cm para as mulheres e 94 cm para os homens.
9 – Devem vigiar o colesterol com particular cuidado, todos os fumantes, os doentes diabéticos (ou com intolerância à glicose) e todos os que tenham hipertensão arterial, ou doença vascular. Convém evitar
10 – Não é só nas gorduras saturadas que deve cortar. De acordo com pesquisadores da Universidade de Harvard, excessos no consumo de alimentos com carboidratos, como pão branco e biscoitos, pode aumentar o risco de doenças cardíacas e diabetes.
11 – Gorduras saturadas, encontradas em produtos como carnes gordurosas, leite e bolos, podem aumentar os seus níveis de colesterol.
Colesterol: Não tem sintomas, é um inimigo silencioso
Conclusão:
Os maiores riscos do colesterol elevado são as complicações da doença, que pode se desenvolver em infartos, acidentes vasculares cerebrais (derrame) e outros eventos. Por ser uma doença “silenciosa” que não apresenta sintomas claros, é importante:
- Realizar acompanhamento médico periódico;
- Fazer exames quando solicitados, conforme orientações;
- Utilizar corretamente as medicações quando prescritas;
- Desenvolver hábitos de vida saudáveis.
O controle e tratamento adequado do colesterol alto, além de estabilizar os níveis de colesterol na corrente sanguínea, permite que o indivíduo prolongue sua vida e tenha mais qualidade de vida. E, no final, é isso que importa. Cuide-se.
0 Comentários