Mesmo na Idade Média, o chá não era apenas uma bebida popular, mas foi frequentemente utilizado na medicina devido às suas propriedades curativas. Chás tradicionais, como chá preto, verde ou branco, sempre foram os alimentos de luxo favoritos da humanidade, além do café.
Mas as novas tendências do chá, como o matcha ou o mate, estão chegando às xícaras de chá domésticas e desfrutando de crescente popularidade.
Para ajudar você a entender mais sobre os chás e seus benefícios para a saúde, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!
Chás clássicos e tradicionais
Existem inúmeros tipos e variedades de chá e, consequentemente, muitos métodos diferentes de fabricá-los. A extração da planta original do chá (primeiro na China, depois também na Índia) é a forma mais antiga. Dependendo do processo, os quatro tipos clássicos de chá são criados.
Estes quatro tipos clássicos de chá incluem:
- Chá preto
- Chá verde
- O chá branco
- Chá Oolong
Além disso, chá amarelo e Pu Erh são frequentemente classificados como tipos clássicos de chá. Existem muitas variedades diferentes dessas espécies tradicionais, que diferem principalmente na área de cultivo das respectivas plantas de chá.
Ao extraí-lo da planta do chá, os chás clássicos contêm até 4,5% de cafeína, também conhecida como teína. A diferença de cafeína no café está nos efeitos retardados, mas frequentemente mais intensos, do chá.
Chás aromatizados
Na China, os chás clássicos sempre foram aromatizados pela adição de flores frescas (por exemplo, jasmim). Mas também na Europa os tipos mais diferentes de chás com sabor são muito populares.
Como regra, enfatiza-se a adição de sabores naturais (por exemplo, baunilha ou cereja) ou especiarias (por exemplo, anis ou canela). Graças aos avançados processos de fabricação, não há mais nada a desejar.
Outra maneira de extrair o chá é a produção das chamadas frutas e chás de ervas. Estes não são obtidos a partir da planta do chá, mas principalmente de plantas nativas, flores, frutas, ervas e raízes.
Exemplos desses chás de ervas e frutas são:
- Chá de camomila
- Chá de erva-doce
- O chá de menta
- Chá de Rosa Mosqueta
- Chá de hibisco
Benefícios dos chás para saúde
Mesmo antes de nossa era, dizia-se que o chá obtido da planta tinha um efeito estimulante e ao mesmo tempo curador devido a vários ingredientes na China. Devido aos taninos contidos e substâncias vegetais secundárias, o chá tem um efeito digestivo e de redução de risco de câncer.
O chá preto e verde também contém cafeína, que tem um efeito estimulante ou menos estimulante, dependendo do tempo de fermentação. Porque quanto mais tempo o chá fermenta, mais o efeito estimulante diminui devido à ligação aos taninos.
Note-se que quantidades excessivas de cafeína podem ter efeitos negativos no corpo. As possíveis consequências de uma overdose de cafeína incluem azia, diarreia, dor de cabeça e tontura.
Um pouco sobre os principais chás
O mais popular: chá preto
O chá preto é e continua sendo o chá mais popular. Devido ao seu efeito estimulante, o chá preto é um estimulante preferido para acordá-lo.
Com o consumo regular (cerca de quatro xícaras por dia), o chá preto é considerado até para baixar a pressão arterial. No entanto, o consumo excessivo de chá tem um efeito prejudicial sobre a mucosa gástrica e pode causar dores de cabeça e distúrbios leves do sono.
Se você deixar o chá fermentar por mais de cinco minutos, mais taninos serão liberados, o que causará um sabor amargo, mas também terá um efeito antibacteriano e analgésico, por exemplo, no caso de diarreia. Ao mesmo tempo, o chamado sentimento de náusea é suprimido.
Chá verde
Diz-se que o chá verde tem um efeito curativo na doença gengival devido ao ingrediente catequina. Este chá também ajuda a prevenir a cárie dentária. Diz-se também que o chá verde reduz os níveis de colesterol.
O chá verde tem menos cafeína que o chá preto, mas tem um efeito estimulante no metabolismo. Isso torna o chá verde ótimo para ajudar você a perder peso. Também reduz o apetite por alimentos doces, devido ao seu alto teor de amargor.
Chá Matcha
O chá Matcha tem sua origem no Japão e consiste em folhas de chá verde moídas – é uma forma concentrada de chá verde. Dizem que o Matcha tem um efeito particularmente promotor da saúde e é considerado um verdadeiro estímulo.
Devido aos ingredientes concentrados, o chá tem um efeito positivo em todo o metabolismo – também é usado, entre outras coisas, para tratar distúrbios hormonais. A bebida verde-clara está se tornando cada vez mais popular: muitos fãs também usam o pó para cozinhar e assar.
No entanto, também não deve ser esquecido que um excesso de cafeína pode ter efeitos colaterais na saúde. O Matcha também contém muito ácido oxálico, o que, entre outras coisas, favorece a formação de pedras nos rins.
Gostou de saber mais sobre os chás e seus benefícios para a saúde? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!
0 Comentários