O que é Argila Verde? Quando pensamos no que o solo pode nos proporcionar, logo vem à mente frutas e verduras, produtos derivados das plantações que o usam como substrato. No entanto, no solo existem alguns componentes, como a argila, que por si só podem nos trazer inúmeros benefícios, se soubermos como usar.
Esse é o objetivo do presente artigo: mostrar de maneira simples como usá- lá e de que forma ela pode te beneficiar.
Mas antes, entenda como a argila é formada e quais minerais fazem parte de sua composição, pois isso é de extrema importância para saber qual é mais adequada no seu caso.
Argila Verde: Conheça seus Benefícios
COMPOSIÇÃO
A argila é um dos componentes do solo, juntamente com a areia e o silte. É caracterizada por ter uma alta plasticidade, ou seja, quando umedecida gera uma certa “liga”.
A depender da quantidade de óxido de ferro (limonita) presente na argila, ela pode ter diferentes colorações. Dentre elas está a verde, ou acinzentada, que contem uma mistura de minerais como o quartzo, illita, esmectil e caolinita. Além disso, é rica em silício (Si), Zinco (Zn) e consiste em uma das mais tradicionais, dentre a variedade existente: Roxa, branca, vermelha, rosa, amarela e a preta (também chamada de lama- negra).
Benefícios da Argila Verde
A utilização da argila verde está cada vez mais frequente em tratamento naturais, terapêuticos, bem como em aplicações farmacológicas e clínicas. Devido a suas características particulares, ela é útil em diversos segmentos do nosso corpo, como:
- Rosto: Indicada para peles oleosas devido ao seu poder adstringente. É bastante útil no tratamento e redução de acnes e cravos na pele. Tem ainda, ação antibactericida e esfoliante, além de promover uma boa vascularização e drenagem local da pele, o que diminui a formação das olheiras;
- Couro cabeludo: A aplicação de argila verde na base do cabelo proporciona o crescimento saudável dos fios. Pois, em sua missão de gerar um ambiente limpo, ela combate a oleosidade do couro cabeludo, a calvície e a terrível caspa (dermatite saborreica). Tudo isso graças ao seu poder anti- inflamatório e desintoxicante;
- Unhas: Quem ama ter suas unhas pintadas e bem feitas sabe que essa beleza tem um preço. Geralmente, para ter um bom acabamento é necessário as cutículas. No entanto, essa ação acaba criando uma porta de entrada para microrganismos nocivos. Em vista disso, a aplicação da argila verde nessa região tem ação protetora (contra fungos e bactérias), cicatrizante, regeneradora e hidratante;
- Celulite: Devido a sua ação depurativa, a argila é utilizada no tratamento de celulite, também pode ser usada por quem sofre com retenção de líquidos.
MODO DE USAR
Para aproveitar ao máximo seus benefícios, é necessário fazer uma aplicação correta. Aí vai o passo a passo de como deve ser esse procedimento na face (região mais delicada):
- Higienize a pele;
- Faça uma esfoliação;
- Em um recipiente, misture a argila verde com água purificada e óleo essencial (opcional);
- Aplique uma camada com cerca de 1 cm da máscara no rosto;
- Após, mais ou menos, 20 minutos retire a aplicação e hidrate a pele.
Importante: Não deixe a máscara de argila secar na pele, pois assim ela pode perder suas propriedades.
O ideal é realizar esse procedimento uma vez por semana, não precisa fazer isso diariamente para não irritar a pele. A extração da argila passa por inúmeros processos, incluindo os de descontaminação, para chegar até você. Então não é qualquer argila que você pode passar no rosto, verifique a segurança da marca antes de iniciar qualquer tratamento.
0 Comentários