De fato, para que você possa envelhecer bem, é fundamental ter um estilo de vida ativo e que proporcione uma boa qualidade de vida.
Para ajudar você a entender mais sobre como envelhecer bem, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessada em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!3 pilares fundamentais para envelhecer bem.
Envelhecer bem: 3 pilares fundamentais
Atividade física
Atividade física é a coisa mais próxima da Fonte da Juventude! De fato, a atividade física diminui o risco de ser afetada por várias doenças: diabetes, câncer, doença Alzheimer, doença cardiovascular, osteoporose e depressão.
Além disso, mantém os ossos saudáveis, ajuda a manter a vitalidade e a independência até a velhice e melhora o humor e o funcionamento mental.
A atividade física é tão benéfica que pode neutralizar, em certa medida, os efeitos negativos de certos fatores de risco para distúrbios cardiovasculares, como colesterol alto ou hipertensão.
Por outro lado, um estilo de vida sedentário aumenta o risco de doença, como revela a pesquisa realizada com 50.000 enfermeiros por seis anos: quanto mais horas essas pessoas passam assistindo televisão por dia, maior a frequência de diabetes tipo 2.
Comida
Segundo a Universidade de Harvard, a nutrição adequada pode ajudar a prevenir doenças que atingem o envelhecimento, incluindo câncer, doenças cardiovasculares, hipertensão e até catarata.
Alimentos que contêm vitaminas A, B6, B12, C e E, todos antioxidantes, são particularmente interessantes, tanto para reduzir o risco de doenças crônicas quanto para proteger e nutrir as células cerebrais, ajudando a retardar o declínio das funções cognitivas.
No lado dos suplementos, os multivitamínicos parecem prevalecer. Alguns outros podem ser indicados, como o ômega-3, se você não comer peixe gordo suficiente. Para todo o resto, é melhor consultar um nutricionista ou um médico.
Objetivos básicos:
- Consuma 5 a 10 porções de frutas e legumes diariamente.
- Coma cereais integrais todos os dias.
- Limite o consumo de carne vermelha e outras fontes de gordura saturada.
- Limite de alimentos açucarados.
- Tome uma dose diária de multivitaminas.
- Não consuma mais calorias do que gasta em atividade física
Controlar as emoções
A mente e as emoções devem ser levadas em consideração como uma prioridade para envelhecer bem. Talvez seja todo o nosso modo de vida que precisa ser melhorado, até mudado.
Não há consenso na comunidade científica sobre o impacto preciso do estresse no envelhecimento, em parte porque é difícil de definir. Ninguém reage com a mesma intensidade a batidas fortes ou pressão.
No entanto, os dados confirmam que um alto nível de estresse aumenta os danos causados pelos radicais livres, o que acelera o envelhecimento.
Também pode enfraquecer o sistema imunológico, atacar funções cognitivas, aumentar a vulnerabilidade a certas doenças graves – doenças cardiovasculares e neurodegenerativas, diabetes tipo 2 e câncer – e acelerar sua evolução.
Diz-se que o sono é o “mecanismo natural de rejuvenescimento”. Os sistemas biológicos descansam e se reparam todas as noites. Em uma estratégia para evitar o envelhecimento precoce, recomenda-se dormir pelo menos sete horas por noite (mas não mais que nove!).
Gostou de saber mais sobre como envelhecer bem? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!
0 Comentários