Se você chegou até aqui é porque sabe a importância do cabelo para o seu corpo. Esses fios têm a função de proteger o couro cabeludo do frio, da insolação e da sujeira cotidiana (poeira, areia, etc.), podem prevenir traumas, além de chamar bastante atenção positiva ou negativamente. Mas antes de conhecer os melhores tratamentos para queda de cabelo é necessário entender porque esse fenômeno ocorre.
O que causa?
A perda de cabelo pode ser causada por vários fatores ou doenças, como anemia, estresse e a ALOPÉCIA, que é caracterizada pela destruição da matriz capilar e alterações no folículo capiloso, o que não permite um novo crescimento de fios. Ela pode ocasionar perdas desiguais (em tufos), ou até mesmo generalizada resultando na calvície. A depender das suas causas a alopecia pode ser de diversos tipos:
- Androgenética: Como o próprio nome já sugere é a perda de cabelo ocasionada por fatores genéticos, mais comum em homens. Também conhecida como calvície;
- Areata: Suas causas estão relacionadas a fatores emocionais;
- Traumática: Ocorre devido à traumatismos na cabeça ou aos hábitos de puxar e arrancar os fios de cabelo;
- Saborreia: Decorrente de uma dermatite.
- Eflúvio: Um aumento da queda de fios que caem normalmente no nosso cotidiano. Pode ser crônico ou agudo.
Uma observação importante acerca do item acima é que os nossos fios de cabelo caem diariamente, é normal haver uma queda de até 80 fios por dia e se deixarmos nosso cabelo sujo por um longo período de tempo o esperado é que quando lavarmos caia a quantidade correspondente a esse tempo.
Tratamentos Naturais
Nada melhor que usar os produtos da própria natureza para combater esse mal que tanto nos aflige: A QUEDA DE CABELO.
- Ferro (Fe): Visto que uma das causas da anemia é a falta de ferro no organismo é interessante ingerir alimentos que contenham esse mineral, por exemplo, carne vermelha, feijão, peixes, oleaginosas, beterraba.
Além disso, outra dica válida é preparar alimentos em panela de ferro, quanto maior o pH do alimento mais ele irá absorver o mineral do utensílio. Mas atenção, acima de 40mg de ferro por dia pode irritar o sistema gastrointestinal.
- Jaborandi (Pilocarpus ): É uma planta de grande ocorrência no Brasil, bastante utilizada em tratamentos capilares, principalmente no combate à saborreia. Lave a cabeça, por 20 dias corridos, com o shampoo a 1%. Ou com o chá das folhas de jaborandi, passá -lo por toda a extensão dos fios ainda secos, massageando o couro cabeludo, e deixar agir por 40 minutos, em seguida lavar o cabelo normalmente (com shampoo, máscara e condicionador).
Atenção: Esse tratamento não é recomendado se você é gestante, está amamentando ou tem problemas cardíacos.
- Urucum (Bixa orellana L.): Trata- se de uma planta que produz um corante natural, o qual pode ser utilizado no controle de queda de cabelo. A receita é simples, basta massagear o couro cabeludo com o chá de 2 gamas de pó de urucum, repita o processo por 20 dias e veja os resultados!
- Abacate: Essa fruta é uma excelente alternativa para aumentar o volume das suas madeixas. Asse a polpa do abacate no forno, esprema para conseguir o azeite, com esse produto massageie o couro cabeludo. Poderá utilizar também cosméticos à base desse azeite.
- Amora: Prepare uma infusão, ou chá, com as folhas de amoreira, após esfriar passe na raiz dos fios, fazendo movimentos circulares.
- Agrião: Bata no liquidificador as folhas dessa hortaliça com um pouco de água e massageie o couro cabeludo.
- Babosa (Aloe vera L): Essa planta está presente em várias regiões do Brasil, principalmente no Nordeste. Muito utilizada em tratamentos de beleza, inclusive capilares. Com a polpa (gel que fica dentro da folha) da babosa massageie a base dos fios de cabelo. Deixe agir por cerca de 15 minutos e depois lave a cabeça normalmente com shampoo.
- Cenoura: Pois é, comer cenoura evita a queda e aparecimento de fios grisalhos, deixando você com uma aparência mais jovem, isso porque a hortaliça contém um antioxidante chamado betacaroteno, além de ser rica em vitamina A. Recomenda- se comer 1 unidade média por dia.
- Aveia: Esse grão contém silício, importante para o surgimento de novos fios que irão repor as perdas da queda, pois o mineral consegue estruturar a proteína que forma o cabelo, chamada queratina. Além disso a aveia tem também vitaminas do complexo B e zinco. É recomendado ingerir 1 colher de sopa.
- Morango: Por possuir flavonoides e vitamina C, substâncias que ativam a circulação sanguínea no couro cabeludo. Assim os fios crescem mais rápidos e menos sujeitos a quedas.
0 Comentários