Saúde, Beleza e Bem-Estar: 4 Cuidados Essenciais! Na sociedade de hoje, tudo se move muito rápido e, às vezes, não temos tempo para pensar se nosso estilo de vida e hábitos nos ajudam a ter saúde, beleza e bem-estar.
Para ajudar você a entender mais sobre como ter saúde, beleza e bem-estar, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessada em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!
Saúde, Beleza e Bem-Estar: 4 Cuidados Essenciais!
O que entendemos por saúde? Ter saúde não é apenas não apresentar doenças, mas também desfrutar de uma certa qualidade de vida em relação a diversas áreas. Isso foi expresso pela OMS (Organização Mundial da Saúde) em sua definição de saúde: “A saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”.Por isso, é importante cuidar da sua saúde e bem-estar.
Cuidados Essenciais para ter uma melhor saúde, beleza e bem-estar
1- Cuide da sua dieta
De fato, alimentar-nos adequadamente tem um grande impacto em nossa qualidade de vida: significa fornecer ao corpo todos os nutrientes necessários para o seu funcionamento ideal e, além disso, ajuda-nos a manter o peso, o que reduz o risco de doenças, como obesidade e os riscos associados a ela, como doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 ou colesterol alto.
Tome nota destes hábitos simples que ajudarão você a comer de maneira saudável:
- Faça da variedade de frutas, legumes e grãos integrais a base da sua dieta. Lembre-se de que é aconselhável consumir 5 porções de frutas e legumes por dia..
- Sempre coma nos mesmos horários. Sabemos que isso pode ser complicado hoje devido ao nosso estilo de vida, mas você deve se esforçar para alcançá-lo. Ignorar uma refeição geralmente cria um efeito sanfona, consumindo muito mais comida do que o necessário na próxima refeição.
- Tome café da manhã todos os dias: tem a ver com o ponto anterior. O café da manhã fornece ao nosso corpo a energia necessária para que ele esteja ativo durante a manhã e, além disso, ajuda a impedir que alimentos excessivos sejam consumidos durante o dia.
- Evite lanches entre horas e, se preferir, escolha lanches saudáveis, como nozes sem fritar ou um pedaço de fruta que, além de saciar você, forneça nutrientes essenciais para o seu corpo.
- Reduza o consumo de sal e açúcar: as duas substâncias excedem os alimentos ultraprocessados, evite-os, pois aumentam consideravelmente o risco de doenças cardiovasculares e metabólicas.
2- Com álcool, tenha cuidado!
Você sabia que o álcool causa 3 milhões de mortes por ano em todo o mundo? Esse número, coletado nos relatórios da OMS, atesta os efeitos nocivos do abuso dessa substância, que também está associada a mais de 200 patologias e ao desenvolvimento de distúrbios mentais e comportamentais. Se você consome álcool, é melhor fazê-lo de maneira moderada, ou seja, não tome mais de uma unidade por dia se for uma mulher adulta ou um homem com mais de 65 anos, ou mais de duas se for um homem adulto com menos de 65 anos.
Uma unidade de bebida é equivalente a um copo de cerveja de tamanho médio ou um copo de vinho.
3- Parar de fumar
O tabagismo está ligado a inúmeras patologias, da catarata ocular ao câncer, cujo risco é dobrado para quem tem esse hábito e quadruplica em fumantes pesados. Além disso, é responsável por mais de 90% das mortes por doenças crônicas de obstrução pulmonar e aumenta o risco de doenças cardíacas e problemas cerebrovasculares. Se você fuma, deve estar ciente de que, além de prejudicar seriamente sua saúde, também está prejudicando a saúde das pessoas ao seu redor, pois elas inalam passivamente a fumaça de cigarro e todas as suas substâncias tóxicas.
Parar de fumar é sempre uma boa decisão para a sua saúde e a sua. Você sabia que…?
- Após 20 minutos sem fumar, a pressão arterial diminui.
- Após 12 horas, o monóxido de carbono no sangue atinge um nível normal.
- Aos 3 meses, a circulação sanguínea e a capacidade pulmonar melhoram.
- Aos 9 meses, o risco de infecções, falta de ar e tosse diminuem.
- Em um ano, o risco de doença cardíaca coronária é reduzido pela metade.
- Aos 5 anos, o risco de câncer no pescoço e derrame é o mesmo que o de não fumantes, e o risco de câncer na garganta, esôfago, boca e bexiga é reduzido pela metade.
- Aos 10 anos, o risco de câncer de pulmão é reduzido pela metade.
- Aos 15 anos, o risco de doença cardíaca é semelhante ao de um não-fumante.
Como você pode ver, vale muito a pena parar de fumar. Além disso, você sabe que a aparência da sua pele também irá melhorar?
4- Pratique esportes, mova-se!
- O esporte é um dos pilares do estilo de vida saudável. Se você acha que não tem tempo ou que sua forma física não é adequada, não se preocupe. O esporte está ao alcance de todos.
- A atividade física diária moderada e de longo prazo, como caminhar em um bom ritmo por 30 minutos, traz inúmeros benefícios à saúde:
- Ajuda você a manter seu peso
- Ajuda a controlar o nível de açúcar no sangue e reduz o risco de doença cardíaca coronária.
- Favorece a qualidade do sono.
- Reduz o risco de morte prematura.
- Aumentar a autoestima e melhorar a depressão.
0 Comentários