Extremamente concentrado em ingredientes ativos, os óleos essenciais, além de suas fragrâncias agradáveis, oferecem benefícios extraordinários para tratar nossas doenças cotidianas.
Para ajudar você a entender mais sobre os melhores óleos essenciais, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessada em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!
7 melhores óleos essenciais
1- Hortelã-pimenta
O óleo essencial de hortelã-pimenta desempenha perfeitamente seu papel de analgésico. Possui propriedades anti-inflamatórias e anestésicas que ajudam a aliviar os sintomas de artrite e poliartrite.
De fato, este óleo essencial envia uma sensação de frio à área dolorosa e é essa ação que promove o desaparecimento da dor.
Também é recomendado para problemas de digestão, náusea, vômito, hipotensão, astenia física ou mental, zona, dor de cabeça, etc. Além disso, difunde um odor que “desperta”.
Pode ser usado como está ou então adicionar óleo de coco, para obter pomada a ser aplicada na área dolorida (3 vezes / dia). Para fazer isso, misture 10 gotas de óleo de hortelã-pimenta com 2 colheres de sopa de óleo de coco.
2- Cominho
O cominho é uma planta nativa do Oriente usada como tempero. Com um cheiro picante e aromático, o óleo essencial de cominho atua no sistema nervoso, promovendo relaxamento e sono.
Além disso, é verdadeiramente ativo no sistema digestivo, o óleo essencial de cominho é perfeito para facilitar a digestão, eliminar gases intestinais e acalmar espasmos digestivos.
O óleo essencial de cominho, analgésico e antiespasmódico, também é útil para aliviar dores nas articulações, como osteoartrose, artrite e outros reumatismos.
Em suma, este extrato contém ferro, magnésio, vitaminas e possui propriedades diuréticas. É muito usado na culinária, onde algumas gotas são colocadas nas migalhas de pão e nos molhos para temperar, para facilitar a digestão e o trânsito intestinal.
3- Alecrim
Extraído do alecrim, o óleo essencial de mesmo nome é particularmente indicado para o tratamento e combate à dor. Com um odor forte, possui propriedades anti-inflamatórias e analgésicas. Reduz a dor graças ao ácido rosmarínico que contém.
Como o óleo essencial de hortelã-pimenta, inibe o desenvolvimento de artrite reumatoide e a dor que causa. Além desse benefício, o alecrim é usado para curar feridas, estimular funções hepáticas, aliviar distúrbios digestivos e respiratórios.
De fato, para uma massagem, misture 2 gotas de óleo essencial de alecrim misturado com uma colher de chá de óleo vegetal para aliviar a dor muscular. No caso de reumatismo ou artrite, 2% do óleo essencial de alecrim é adicionado ao álcool e aplicado por fricção.
4- Laranja doce
O óleo essencial de laranja doce é feito com base na casca de laranja doce. Proporciona uma sensação de conforto e bem-estar. Ajuda a aliviar distúrbios digestivos, elimina toxinas, combate a celulite e protege a pele.
Seu principal interesse é sua capacidade de combater a dor. Este óleo essencial é um analgésico eficaz que reduz a dor nas articulações e nos músculos. O óleo essencial de laranja possui grande poder antioxidante e é um formidável oponente contra a artrite.
Os resultados geralmente são visíveis após alguns dias de aplicação. Para evitar reações alérgicas, aplique algumas gotas na dobra do braço para ver o efeito antes de usá-lo para massagem.
É usado puro ou combinado com óleos essenciais com muitos benefícios, como azeitona, amêndoa ou abacate, uma colher é suficiente. Deve ser aplicado localmente na área dolorosa e depois massageado.
5- Gengibre
O óleo essencial de gengibre é usado de maneiras muito diferentes para um amplo espectro de doenças e sintomas. Recomendado em caso de dor, atua como um anti-inflamatório natural contra osteoartrite e artrite.
Composto por substâncias que possuem propriedades analgésicas, ajuda a aliviar a dor nas articulações (40%), afetando as terminações nervosas sensoriais. Ele rapidamente proporciona alívio da dor e inflamação.
Também é eficaz contra deficiências imunológicas, bem como distúrbios respiratórios e digestivos. É também um afrodisíaco notável que corrige as quebras sexuais e reduz os sintomas da menopausa…
O óleo essencial de gengibre pode ser usado para substituir medicamentos anti-inflamatórios não esteroides. Um estudo mostrou que reduz a dor nas articulações em 40% em comparação com outros remédios.
6- Lavanda
A lavanda é uma planta medicinal ancestral, cujos efeitos calmantes e calmantes são bem conhecidos. Essas propriedades permitem o uso de óleo essencial de lavanda em difusão para combater a insônia, reduzir o estresse, proporcionar serenidade e bem-estar.
Este óleo é um relaxante muscular muito eficaz para aliviar cãibras e contraturas. No nível da pele, é desinfetante e cicatrizante. Ideal para tratar queimaduras, queimaduras solares, arranhões e pequenas feridas.
De fato, para se beneficiar da ação calmante da lavanda, você pode escolher: difundi-la na sala em que você está, derramar algumas gotas no travesseiro à noite ou respirá-lo diretamente da garrafa durante momentos de descontração.
E para uma ação verdadeiramente global, adicione 20 gotas ao banho, depois de misturá-las com meia xícara de bicarbonato para melhorar sua dispersão na água quente.
7- Eucalipto
De fato, o óleo essencial de eucalipto, extraído das folhas perfumadas do eucalyptus globulus, faz maravilhas quando usado para aliviar problemas articulares ou musculares. Este óleo tem um odor muito forte e completamente característico.
Em suma, composto por eucaliptol e outros princípios que lhe conferem poder analgésico, este óleo essencial constitui um anti-inflamatório que, com uma massagem, atenua fortemente e até faz desaparecer as dores.
Além disso, o óleo essencial de eucalipto pode ser combinado com óleos essenciais neutros para otimizar seus benefícios.
Pode ser aplicado diretamente na parte dolorida e o resultado é sentido alguns momentos depois. É aconselhável aplicar este óleo em uma pequena parte do corpo, a fim de verificar uma possível reação alérgica e evitar irritações na pele.
Gostou de saber mais sobre os óleos essenciais? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você! Você pode gostar também do Artigo: Óleo de rícino para pele e cabelo.
0 Comentários