A obesidade é algo que atinge milhares de pessoas em todo o mundo de maneira silenciosa, ser isso vem acontecendo com você e já conseguiu tomar um susto ao subir na balança, veja aqui as 10 dicas de ouro que daremos para que você evite a obesidade.
Confira as 10 dietas famosas de emagrecimento:
- Prefira alimentos de origem vegetal, de preferência exclua os processados do seu MENU
Escolher sempre alimentos obtidos diretamente de plantas ou animais ou que tenham sido submetidos a processos que não envolvam a adição de sal, açúcar, óleos, gorduras ou outras substâncias ao alimento original.
Exemplos: frutas, legumes, leite, iogurte natural, leguminosas, cereais, raízes, tubérculos, ovos, carnes frias ou congeladas, farinhas, massas, nozes, sumos inteiros, chá, café e água potável.
Para poupar dinheiro na compra destes produtos, prefira os que estão no período de colheita, porque terão um preço mais baixo.
- Controle o consumo de alimentos de origem animal
Os alimentos para animais são boas fontes de proteínas e da maioria das vitaminas de que precisamos, mas não contêm fibras e podem adicionar muitas calorias por grama e um conteúdo excessivo de gorduras insalubres (chamadas gorduras saturadas).
Especialmente por doentes com doenças cardíacas e pessoas com fatores de risco, cardiovascular, pois são alimentos que contêm uma maior quantidade de gorduras saturadas, sal e colesterol, o que pode ser mau para o coração.
- Usar óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades
Estes são normalmente utilizados para temperar e cozinhar alimentos frescos e minimamente processados e tornar os alimentos mais palatáveis.
Produtos como óleos (soja, milho ou azeitona), banha, gordura de coco, açúcar (refinado, castanho ou demerara) e sal de cozinha (refinado ou grosseiro) devem ser utilizados em pequenas quantidades, porque além de promoverem o ganho de peso, aumentam o risco de doenças cardíacas (sódio e gorduras), cáries dentárias e diabetes (açúcar).
- Comprar mais em mercados livres ou junto de produtores locais
Sempre que possível, comprar onde os alimentos frescos ou minimamente transformados, incluindo orgânicos e agro ecológicos, são vendidos como prioridade.
Uma boa alternativa em algumas cidades é fazer compras em veículos que percorrem as ruas vendendo fruta, legumes e verduras comprados em centros de abastecimento.
Nos supermercados, uma dica é levar uma lista de compras para evitar comprar mais do que o necessário, especialmente produtos ultra processados em promoção.
- Desenvolva os dotes culinários
O processo de cozedura envolve preparações baseadas em alimentos frescos ou minimamente processados, daí a importância de desenvolver os conhecimentos culinários.
Daí a importância de desenvolver os conhecimentos culinários, seja pedindo receitas à família ou falando com colegas que sabem cozinhar, ou mesmo com a ajuda de livros e da Internet. Não tem tempo? O conselho é cozinhar os alimentos mais demorados (como o feijão) num único dia, congelá-los e utilizá-los ao longo da semana.
Massa com molho de tomate natural, sopas, omeletes ou arroz com legumes estufados são óptimas opções para dias em que se tem pouco tempo.
Comer em frente à televisão ou ao computador, de forma desatenta e rápida são comportamentos que podem levar ao consumo excessivo de alimentos e facilitar o ganho de peso.
O que pode fazer para encorajar a “alimentação regular e consciente” é tentar comer em lugares limpos, confortáveis e tranquilos, de preferência na companhia de familiares, amigos ou colegas de trabalho.
Partilhar refeições e comer sem pressas aumenta o prazer que o ato de comer traz.
- Preste atenção à publicidade
Os anúncios de alimentos ultra processados transmitem frequentemente informações incorretas ou incompletas sobre os produtos. E muitas vezes os anúncios acabam por dificultar escolhas alimentares mais saudáveis.
- Levar uma vida ativa e prevenir a obesidade
Um estilo de vida sedentário é um dos fatores de risco de obesidade, especialmente em pessoas que já têm uma predisposição genética para ganhar peso. É por isso que é importante estar ativo. E não se trata de ir todos os dias ao ginásio, embora seja uma boa maneira de manter um bom peso.
O simples hábito de caminhar ou subir escadas em vez de usar o elevador já pode ajudar muito. Trocar o carro ou o transporte público de bicicleta pelo trabalho é também uma boa forma de manter o corpo ativo e evitar o aumento de peso.
- Mude os seus hábitos alimentares
Comer também desempenha um papel fundamental na manutenção do seu peso ideal e, portanto, na prevenção da obesidade. Se estiver “cheio” de pizza, refrigerantes, fast food, doces e alimentos processados e salsichas, em breve terá problemas com as balanças.
A melhor coisa a fazer é manter uma dieta equilibrada, comendo frutas, legumes, alimentos integrais, carnes magras, entre outros. Claro que não é preciso desistir dos doces, mas só se deve comê-los de vez em quando.
- Controle o seu peso
É comum que as pessoas ganhem peso e só reparem quando as suas roupas começam a ficar apertadas. Para evitar ganhar peso sem se aperceber, mantenha um registo semanal do seu peso.
Se notar que está a ganhar quilos extra, mude alguns hábitos para os perder rapidamente. Lembre-se que é muito mais fácil perder dois ou três quilos do que perder cinquenta.
- Consultar o médico
Ver o seu médico regularmente ajuda-o a manter-se saudável e a manter o seu peso ideal. A realização de um check-up todos os anos também ajuda a prevenir a obesidade. Fazer check-ups e exames médicos para garantir que o seu corpo está de boa saúde ajuda a prevenir a ocorrência de futuros problemas de saúde.
10 Benefícios de cuidar da obesidade:
- Emagrecimento rápido e saudável;
- Autoestima em dia;
- Corpo dos seus sonhos;
- Saúde em dia;
- Desintoxicação do organismo;
- Peso correto;
- Você se alimenta melhor;
- Consumo de alimentos naturais;
- Come mais verduras, frutas e legumes;
- Reforça a sua imunidade.
Se você gostou desse Artigo: Obesidade. “Compartilhe” E, deixe-nos saber nos comentários, se você conhecia A Dieta do ovo? Você pode gostar também do Artigo: Sucos para desintoxicar o Fígado.
0 Comentários