Menopausa: Quais os Sintomas e Como Tratar? A menopausa é um período na vida da mulher muitas vezes complicado. Por isso, é importante entender muito bem esse processo fisiológico.
Para ajudar você a entender mais sobre a menopausa, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessada em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!
Menopausa: Quais os Sintomas e Como Tratar?
Os sintomas primários (e secundários) da menopausa
Os principais sintomas que as mulheres reclamam durante a menopausa são: ondas de calor e, além disso, o suor noturno, típico desta delicada fase da vida.
Ao longo dos anos, as ondas de calor adquiriram sua própria identidade e não são mais consideradas um mero inconveniente, mas sintomas reais que podem comprometer a qualidade de vida de uma mulher, para se tornar o sinal de uma sensibilidade particular do sistema nervoso central.
A esses sintomas primários também são adicionados os secundários:
- Mudanças de humor
- Fadiga crônica
- Distúrbios do sono e insônia
- Diminuição do desejo sexual e da memória
- Pele seca , pálida e fina
- Secura vaginal
- Retenção de água e celulite
- Inchaço abdominal
- Distúrbios urinários e infecções do trato urinário
- Aumento do peso corporal
- Osteoporose
- Dor de cabeça ou enxaqueca
- Inchaço e sensibilidade mamária
Todos os sintomas relacionados a menopausa podem ser definidos como “companheiros irritantes” que algumas mulheres são forçadas a suportar com frequência e intensidade variáveis.
De fato, a intensidade e a frequência dos sintomas podem ser condicionadas pelo estilo de vida e nutrição e, de acordo com evidências epidemiológicas, pelo espírito mais ou menos positivo com o qual a mulher enfrenta essa fase da vida.
Uma atitude positiva pode ter um peso que não deve ser subestimado na qualidade de sua vida, antes e depois da menopausa.
Menopausa: Quais os Sintomas e Como Tratar?
As principais funções dos hormônios femininos
Hormônios femininos regulam a fertilidade de uma mulher. A produção pelos ovários desses hormônios, principalmente hormônios estrogênio e progestogênio, ativa o desenvolvimento de traços secundários femininos e o ciclo menstrual na puberdade. Além disso, regula a ovulação durante toda a idade fértil e, quando ocorre, o período feliz da gravidez.
Desde o nascimento, no entanto, os ovários têm uma reserva limitada de óvulos potencialmente férteis que ao longo dos anos tendem a diminuir devido à sua atrofia fisiológica.
Uma marca da menopausa, portanto, é a cessação completa de atividade dos ovários depois de quase 40 anos de atividades contínuas.
A ausência de um ciclo representa uma mudança fisiológica natural na vida de uma mulher, marcando o fim da era fértil. O corpo deve, portanto, adaptar-se a uma nova estrutura hormonal caracterizada por uma queda nos hormônios estrogênio e progestogênio, o que favorece o aparecimento dos sintomas típicos da menopausa.
Durante o período da menopausa, há uma mudança da irregularidade menstrual, típica da pré-menopausa ou da perimenopausa, para a ausência do ciclo perene, a principal característica da pós-menopausa.
Estamos falando de um longo período, até 8 a 10 anos, acompanhado por uma série de sintomas físicos e neurovegetativos, de intensidade e frequência variadas de mulher para mulher, causados pelas interrupções hormonais às quais o corpo, a mente e o metabolismo de uma mulher deve se adaptar.
Somente no período pós-menopausa os sintomas finalmente começam a diminuir e eventualmente desaparecem, graças à conquista da tão esperada “paz hormonal”.
As funções secundárias dos hormônios femininos
A principal consequência da falta de produção de hormonas femininas, em especial estrogénio pelos ovários, é o ‘ ausência do ciclo. Estrógenos e hormônios progestogênicos são secretados principalmente pelo ovário e placenta durante a gravidez e em menor quantidade pelo tecido adrenal e adiposo.
Esses hormônios regulam e determinam, não apenas a fertilidade da mulher, mas também condicionam as funções de outros órgãos, trabalhando em sinergia com seus mediadores.
Os hormônios sexuais femininos desempenham uma função nutricional no cérebro, cardiovascular, osteoarticular e urogenital.
Menopausa: Quais os Sintomas e Como Tratar?
Destacamos que os sintomas da menopausa podem condicionar a vida de uma mulher nos níveis físico, mental, metabólico e até social.
Todos esses sintomas são devidos a alterações nos níveis de hormônios sexuais femininos e, no período anterior à menopausa, são condicionados pelo progresso da diminuição dos hormônios estrogênio e progestogênio, que podem ocorrer lenta e progressivamente, ou abruptamente e subitamente.
Os fatores que afetam a diminuição dos hormônios são diferentes e dependem principalmente de:
- Do estado nutricional
- Da predisposição genética
- Do abuso de tabaco e álcool
- De estresse
- Do índice de massa corporal
Esses fatores representam pistas úteis para entender como lidar com os sintomas da menopausa: não apenas modulando os níveis de hormônios, mas também tentando controlar os sintomas com um estilo de vida ativo e saudável, uma dieta equilibrada e nutritiva, um espírito pacífico e um belo sorriso!
Lembre-se, os sintomas que vimos são a consequência de um processo fisiológico normal do nosso corpo que nos prepara para uma nova fase da nossa vida!
Assista o vídeo o que é a Menopausa: Período caracterizado pela interrupção da produção de hormônios pode ser uma passagem muito delicada da vida da mulher, e sintomas precisam ser conhecidos por ela e por quem convive. Veja o vídeo a seguir:
Gostou de saber mais sobre a menopausa? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!
0 Comentários