Como a marca da maternidade, as estrias riscam a barriga de muitas mães. Apesar de benignas, elas podem representar um dano estético às vezes difícil de conviver. Então, como evitar estrias na gravidez?
Para ajudar você a entender mais sobre como evitar estrias na gravidez, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessada em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!
Estrias na gravidez: como evitar?
Gravidez, a principal causa de estrias
Durante a gravidez, 55 a 90% das mulheres percebem o aparecimento de estrias, geralmente no final da gravidez.
Um estudo sugere o valor de 71,2%. Este mesmo estudo também destacou vários fatores preditivos para o aparecimento de estrias: histórico familiar de estrias, IMC antes da gravidez, ausência de doença crônica e peso ao nascer.
Parece também que as mulheres que têm estrias nos seios antes da gravidez têm maior risco de desenvolvê-las durante a gravidez, enquanto as que têm coxas têm menos risco. A tenra idade também é um fator de risco.
Como as estrias são formadas durante a gravidez?
Dois fenômenos contribuem para o aparecimento de estrias na gravidez.
- Ganho de peso que leva a fortes distorções mecânicas da pele;
- Impregnação hormonal: durante a gravidez, a secreção de cortisol aumenta, ou quanto maior o nível de cortisol, menor a produção de colágeno.
- Essas fibras colágenas localizadas na derme (camada profunda da pele localizada entre a epiderme e a hipoderme) formam um tecido conjuntivo que garante, com as fibras elásticas, a elasticidade e a resistência da pele ao alongamento.
Sob o efeito do ganho de peso, a pele se estica, mas as fibras de colágeno, menos sólidas, podem acabar quebrando.
Nas áreas sujeitas a fortes distorções mecânicas como a barriga, mas também os seios e, às vezes, as coxas, aparecem estrias, pequenas estrias mais ou menos extensas e profundas. Geralmente de cor arroxeada no momento de sua aparência, as estrias tornam-se brancas, com aspecto perolado.
Como evitar estrias na gravidez?
Não existe um método que possa 100% impedir o aparecimento de estrias. No entanto, duas ações básicas são recomendadas:
- Evitar ganho excessivo de peso para não sujeitar a pele a fortes distorções mecânicas;
- Desde o início da gravidez, umedeça 1-2 vezes ao dia em áreas de risco para promover o relaxamento da pele. A ação de massagem também relaxaria as fibras.
Existem vários cremes ou óleos para massagem anti-estrias disponíveis no mercado. De preferência, escolha-os orgânicos.
Quanto às soluções naturais, tradicionalmente recomendamos óleo vegetal de amêndoa doce, óleo vegetal de abacate, óleo de coco, óleo de gérmen de trigo, manteiga de karité ou argan e prímula.
Para aumentar a eficácia desses óleos vegetais, é possível usá-los em sinergia com óleos essenciais com propriedades regeneradoras, tonificantes e cicatrizantes, como o de casca de tangerina verde ou eucalipto.
Para dosagem e uso de óleos essenciais, procure orientação de farmácias ou fitoterápicos, pois alguns são contraindicados em mulheres grávidas.
O fornecimento de lipídios de qualidade internamente também é essencial para a qualidade da pele e sua resistência ao alongamento. A suplementação com ômega 3 por via oral é, portanto, recomendada durante a gravidez.
Gostou de saber mais sobre como evitar estrias na gravidez? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!
0 Comentários