Quando se fala em praticar exercícios físicos, logo vem à mente corridas, esportes, musculação, dentre outros. No entanto, a caminhada não é a primeira a ser lembrada, devido à visão equivocada de que ela não nos trás tantos benefícios.
Entretanto, este presente artigo tem a função de desmistificar tal conceito e mostrar de maneira simples como essa atividade faz tão bem para quem a praticar.
Mas, antes de adentrarmos nesse assunto, vejamos o que é de fato a caminhada.
Benefícios da Caminhada
DEFINIÇÃO
A caminhada é um exercício aeróbico, com baixo custo, de fácil realização e que pode ser feito por praticamente todas as pessoas que não apresentam algum tipo de limitação física. Ela está entre as atividades desportivas que possui as maiores qualidades.
Para praticá-la é necessário, apenas, dispor de tênis adequados (que não causem nenhum desconforto), roupas que seguem esse mesmo princípio, água e disposição para começar. É uma atividade que pode ser feita ao ar livre, nos primeiros horários da manhã ou no fim da tarde, quando o sol está mais agradável.
A fim de sentir os efeitos da caminhada, esse exercício deve ser repetido pelo menos 3 vezes por semana, com duração mínima de 20 minutos. Antes de iniciar a atividade, é necessário fazer um alongamento dos músculos, para evitar cãibras e fadiga, e durante a prática é importante manter um ritmo constante.
Conheça agora as principais vantagens de ter uma boa rotina de caminhadas.
BENEFÍCIOS
Listamos aqui os melhores motivos para fazer da caminhada uma prática regular.
PREVINE DOENÇAS CARDIOVASCULARES
Pessoas que sofrem com problemas relacionados ao coração, geralmente ouvem dos seus médicos para realizar caminhadas rotineiramente. Isso porque tal atividade fortalece os músculos do coração e diminui a pressão arterial, excelente para quem sofre de hipertensão.
Reduz, desse modo, os riscos de possíveis infartos ou derrames futuros. Há ainda, o fato de que com a prática desse exercícios ocorre a diminuição dos níveis de colesterol LDL na corrente sanguínea, responsável pelo desenvolvimento de doenças coronarianas.
PROPORCIONA NOITES MELHORES
Caminhar trás uma sensação de relaxamento, por liberar serotonina – Hormônio da felicidade – no organismo. Para quem sofre com insônia, a caminhada ajuda a adormecer mais rapidamente e proporciona uma melhora na qualidade do sono.
Além disso, existe um doença chamada SFM (Síndrome da Fribromialgia) que acomete, principalmente, o público feminino. É caracterizada por apresentar dores musculoesqueléticas associadas à rigidez matinal, distúrbios do sono e psíquicos, além de cefaléia cônica.
No entanto, de acordo com uma pesquisa publicada pela revista DOR a prática de caminhada melhorou a qualidade do sono e estados de humor em mulheres que sofrem com a Síndrome da Fribromialgia.
AJUDA NO DESMPENHO CEREBRAL
A caminhada motiva nossa mente a ser mais ativa. De acordo com certo estudo, essa prática com duração de 40 minutos, realizada 3 vezes por semana, motivou o desenvolvimento do hipocampo cerebral – região responsável pela memória espacial. Dessa forma, pode- se concluir que ter o hábito de caminhar ajuda a prevenir doenças como o Alzheimer e a demência.
Ademais, é cientificamente comprovado que, a prática desse exercício a longo prazo traz melhoras em quadros de depressão.
Em vista de todos esses benefícios, o que mais você está esperando?
Não deixe para a segunda-feira, comece hoje mesmo a praticar esse exercício maravilhoso. E aí, bora caminhar?!
0 Comentários