Benefícios do Jejum intermitente. O jejum intermitente é um método de perda de peso projetado para intercalar o período de jejum e o período de alimentação. O objetivo é permitir que o corpo use o armazenamento de gordura, reduzindo assim a massa gorda.
O jejum é geralmente necessário por 10 a 24 horas e pode ser feito todos os dias ou apenas em alguns dias da semana. O tempo permitido para comer é chamado de janela de alimentação. Além disso, a pessoa deve beber líquidos sem calorias, como água (com ou sem gás) e chá e café sem açúcar.
O jejum era muito comum no Paleolítico, quando os humanos viviam da caça e não podiam obter comida em momento algum. No entanto, esse método não é adequado para todos e, sem orientação adequada, pode causar problemas.
Como funciona o Jejum Intermitente: vale realmente a pena?
Existem vários programas de jejum intermitente que requerem mais ou menos tempo de jejum. Porém, antes de entendê-los, é importante ressaltar que a escolha da melhor forma de seguir o jejum intermitente deve ser discutida com um especialista (endocrinologista, nutricionista ou nutricionista) que irá realizar exames específicos e entender o melhor Seu plano de saúde.
Benefícios do Jejum intermitente
Jejum intermitente de 12 horas: como funciona?
Este é o tipo mais comum, em que você não come por meio dia (incluindo as oito horas de sono recomendadas). Isso significa que você faz três refeições ao longo do dia, por exemplo, das 20h às 8h, sem refeições.
Jejum Intermitente: Protocolo coma e pare!
Nesse sistema, a pessoa escolhe um ou dois dias da semana para jejuar completamente. Ou seja, nesses dias, ela vai comer, e só voltar a comer no mesmo horário no dia seguinte. Esse método costuma ser mais difícil de se adaptar e é importante comer alimentos ricos em fibras antes do jejum.
Jejum Intermitente: Sistema Leangains
O método foi desenvolvido pelo sueco Martin Berkhan, e recomendava que a pessoa jejuasse por 16 horas e fizesse de duas a três refeições nas 8 horas restantes, a chamada janela de alimentação. Neste caso quem escolhe o melhor momento para criar essa janela é você.
Jejum Intermitente: como fazer?
Todo e qualquer jejum intermitente que você for fazer vai envolver janelas de alimentação que vai envolver o dia ou a noite, você que vai definir qual é o melhor momento.
Ingestão de café, chás e água sem calorias e de preferência sem açúcar, suplementos que contem calorias como o famoso Whey Protein não é recomendado.
Outro protocolo interessante do Jejum Intermitente comer somente quando você estiver de fato com fome.
Outra prática comum é aconselhar as pessoas a comerem apenas quando estiverem realmente com fome. Nesses casos, o jejum só é possível ao comer alimentos com forte sensação de saciedade (como proteínas, vegetais, feijão e carboidratos ricos em fibras).
No entanto, esse método não é adequado para pessoas que seguem uma dieta simples com carboidratos ou não conseguem distinguir a fome verdadeira do desejo alimentar devido à ansiedade ou fatores emocionais.
Dieta Intermitente: Homens e mulheres mudanças
Geralmente, o tempo de jejum das mulheres é mais curto do que o dos homens. Isso ocorre porque eles têm mais massa muscular e, portanto, maiores reservas de glicogênio.
O glicogênio é outra fonte de energia no corpo humano, é armazenado com precisão nos músculos e é amplamente utilizado durante o jejum. Idealmente, eles jejuarão por até 12 horas, enquanto os homens jejuarão por até 14 horas.
Benefícios da dieta intermitente:
- Reduz a pressão arterial;
- Reduz os níveis de gordura no sangue;
- Desacelera os batimentos cardíacos;
- Emagrece de maneira saudável;
- Reduz a fome;
- Fica mais saciado por mais tempo;
- Autoestima renovada;
- Renova as células;
- Diminui a insulina do sangue;
- Aumenta a longevidade das células.
Como se adaptar ao Jejum Intermitente?
Para muitas pessoas, o jejum parece quase impossível. Mas acalme-se! Você deve estar fisicamente e psicologicamente preparado com antecedência para iniciar este processo. A melhoria contínua é sempre uma coisa boa. Primeiro, você deve manter uma dieta balanceada para que possa implementar o jejum em sua dieta diária com mais facilidade.
Principais protocolos do Jejum Intermitente:
A primeira vez que se acostuma com o corpo é de 12 horas. Por exemplo, você come até 8 horas da noite, e você só come às 8 horas da manhã no outro dia.
A segunda é de 16h / 8h, ou seja, se você não comer por 16 horas, vai comer em 8 horas. Por exemplo, se você janta às 8 horas da noite e só começa a comer às 12 horas do dia anterior, geralmente come até as 8 horas da noite e concentra suas refeições às 8 horas. relógio da manhã todos os dias.
O terceiro é de 18 horas e o quarto é de 24 horas. As opções que você escolhe variam de pessoa para pessoa, portanto, lembre-se de sempre ser monitorado por um especialista.
Atenção aos mitos do Jejum Intermitente!
Tenha certeza de que você não perderá massa magra durante o jejum, mas é muito importante seguir uma dieta correta e balanceada durante a janela de alimentação e consumir carboidratos e proteínas de alta qualidade em quantidade suficiente para atender às necessidades do seu corpo.
Apenas longos períodos de jejum e práticas erradas podem levar a processos catabólicos.
Do ponto de vista médico, é recomendado com base na condição do paciente (se ele está acima do peso, seu estilo de vida é que ele pode ficar sem comer e é sedentário, ou seja, não precisa de energia para exercícios físicos).
Jejum de 12 a 14 horas não é tão difícil, exceto pelas exceções já mencionadas, acho que não há problema. É importante verificar a condição física e mental do paciente e ser cauteloso durante a janela de alimentação.
Se você gostou desse Artigo: Benefícios do Jejum intermitente. “Compartilhe” E, deixe-nos saber nos comentários, se você conhecia O Jejum Intermitente? Você pode gostar também do Artigo: Sucos para desintoxicar o fígado.
0 Comentários