Aromaterapia: O que são óleos essenciais? Se você já sentiu o perfume de uma rosa, já experimentou as qualidades aromáticas dos óleos essenciais. Esses compostos aromáticos voláteis de ocorrência natural são encontrados nas sementes, cascas, caules, raízes, flores e outras partes das plantas e podem ter, ao mesmo tempo, fragrâncias agradáveis e potentes.
Os óleos essenciais dão às plantas seus aromas distintos, além de oferecer-lhes proteção e desempenhar um papel importante em sua polinização. Além dos benefícios intrínsecos às plantas e sua doce fragrância, os óleos essenciais têm sido usados, há muito tempo, no preparo de alimentos, em tratamentos de beleza e nas práticas e cuidados de bem-estar.
Os óleos essenciais têm vindo a tornar-se bastante populares nos últimos anos, mas na realidade já existem há milhares de anos. No passado, as pessoas usavam óleos essenciais por muitas razões, desde fins espirituais a medicamentos. Os óleos essenciais têm uma vasta gama de usos, e aqui está um pouco de informação sobre os óleos que passaram a ser conhecidos como a farmácia da natureza. O que são eles?
Aromaterapia: O que são óleos essenciais
Os óleos essenciais são óleos naturais que são extraídos de uma planta ou outra fonte, e que retêm o cheiro da planta de onde provêm. São geralmente destilados.
Os óleos essenciais são utilizados para uma grande variedade de fins, desde a sua difusão pelo aroma, até à sua aplicação e inalação a fim de receberem benefícios para a saúde.
As pessoas deram provas anedóticas de problemas de saúde que foram resolvidos através da utilização de óleos essenciais – desde a cura de problemas de pele até à redução de alergias sazonais e dissuasão de insetos. Para muitas doenças, há um ou mais óleos que podem ajudar a lidar com o problema. Tem havido muitas provas anedóticas dos seus benefícios, bem como testes que demonstram ser uma forma eficaz de lidar com uma miríade de problemas.
Como é que os aplicam?
Os óleos essenciais são administrados de três maneiras diferentes.
Em primeiro lugar, uma pessoa pode inalá-los aromaticamente.
Isto pode ser feito utilizando um difusor e colocando várias gotas do óleo essencial específico em água, ou simplesmente farejando o óleo diretamente do frasco.
A segunda maneira é aplicá-las topicamente.
Existem alguns óleos essenciais que podem ser aplicados diretamente na pele, mas uma regra geral se não tiver a certeza é primeiro colocar algumas gotas num óleo veicular antes de aplicar. Este pode ser qualquer coisa, desde azeite a óleo de coco, bem como qualquer outro óleo veicular natural e puro que tenha à volta da casa.
A terceira forma de utilizar os azeites é através da sua ingestão.
Nem todos os azeites podem ser ingeridos, e é preciso ter o cuidado de os tomar de uma forma que seja segura. Se estiver a ingerir um óleo, ou mesmo a aplicá-lo topicamente, deve ter a certeza de encontrar óleos essenciais que sejam puros e orgânicos, sempre que possível. Por serem altamente concentrados, um pouco vão muito longe e devem ser utilizados com parcimónia.
Para que é que as pessoas os utilizam?
Os óleos essenciais são utilizados para diversos fins, desde a manutenção da saúde em geral e do bem-estar, até aos primeiros socorros e a adição de aromas naturais a produtos corporais caseiros. Pode usar óleos essenciais no difusor para o ajudar a adormecer ou manter-se alerta. Pode utilizá-los para ajudar a acalmar nervos fragilizados, e para dar um impulso ao seu sistema imunitário quando necessário.
Os óleos são úteis quando adicionados a tudo, desde produtos de limpeza de bricolage a produtos de bricolage para a pele. Podem ser transportados na sua bolsa a fim de ajudar a higienizar as superfícies quando fora, e podem ajudar a limpar cortes e usados em outros acidentes menores. Pode usar óleos essenciais como repelente de insetos e para ajudar a curar a pele queimada pelo sol.
Não há fim às formas como podem ser usados – sozinhos, em combinação, e quando adicionados a outras bases.
Os óleos essenciais são benéficos para adicionar ao seu gabinete. Têm muitos usos para uma variedade de fins, e podem ajudá-lo numa pitada. Comece com alguns, e adicione mais à medida que se familiarizar com a sua utilização diária.
Se você gostou desse Artigo: Aromaterapia: O que são óleos essenciais?. “Compartilhe” E, deixe-nos saber nos comentários quais óleos você utiliza. Você pode gostar também do Artigo: Aromaterapia: Conheça os Óleos essenciais.
0 Comentários