No momento em que você se olha no espelho, começa a se perguntar como reduzir a gordura da barriga. Esteja ciente de que a gordura da barriga não é apenas aparência, é mais perigosa do que você imagina. A gordura da barriga é um fator de risco claro para diabetes tipo 2, de acordo com uma nova pesquisa.Quem não quer uma barriga lisa?
A gordura da barriga aumenta significativamente o risco de diabetes?
Quais são os dois tipos diferentes de gordura que armazenamos?
- gordura subcutânea.
- Gordura visceral.
A gordura subcutânea é a gordura que armazenamos logo abaixo da superfície da pele, enquanto a gordura visceral é a gordura armazenada ao redor dos órgãos internos, como fígado, pâncreas e intestinos.
Por que isso é ruim?
Armazenar gordura visceral é perigoso porque traz muitos riscos à saúde.
- Afeta a função hormonal.
- Causa inflamação dos órgãos.
- Isso pode levar à resistência à insulina.
- Isso pode levar à intolerância à glicose e, eventualmente, ao diabetes tipo 2.
Quais são os principais riscos para a saúde?
Diabetes tipo 2, pressão alta, doenças cardíacas, câncer de mama, doença de Alzheimer.
Como detectar a gordura visceral?
Medida da cintura: os homens tendem a armazenar mais gordura na região da barriga, enquanto as mulheres tendem a armazenar mais gordura nas áreas do quadril e coxa. Mas como regra geral, medir sua cintura pode lhe dar uma ideia melhor do seu risco do que seu IMC (índice de massa corporal).
Nossos corpos armazenam quase 10% do nosso conteúdo total de gordura na forma de gordura visceral. É por isso que a medida da cintura pode nos dar uma ideia melhor do nosso risco. Circunferências da cintura acima de 35 polegadas (88 cm) para mulheres e 40 polegadas (102 cm) para homens foram classificadas como risco significativo.
Ressonância magnética: Uma maneira confiável de visualizar a gordura é fazer uma ressonância magnética, mas este não é um procedimento barato e certamente não é recomendado como uma ferramenta de triagem para avaliar o risco de diabetes.
Por que o corpo armazena gordura visceral?
O estresse é um fator chave, segundo o estudo. Sabe-se que o estresse aumenta os níveis de cortisol, que está diretamente relacionado ao acúmulo de gordura visceral. Em muitas pessoas, altos níveis de estresse mental promovem excessos.
Os hormônios do estresse ajudam a lidar efetivamente com o estresse, mas fazem com que o excesso de calorias queimadas seja armazenado na área abdominal como gordura visceral, em vez de gordura subcutânea em todo o corpo. Esse mecanismo é o motivo pelo qual o estresse está associado ao aumento da gordura visceral, que por sua vez aumenta o risco de doenças crônicas.
O que posso fazer para diminuir meu risco?
O treinamento de resistência (levantamento de pesos) atinge diretamente as gorduras melhor do que os exercícios aeróbicos.
- Cardio tem seu significado. Então, tente incluí-los na rotina também.
- Coma muitos alimentos ricos em fibras.
- Reduza os alimentos processados.Mantenha-se livre de estresse.
- Tire um tempo todos os dias para meditação e relaxamento.
Se você gostou desse Artigo: A gordura da barriga aumenta significativamente o risco de diabetes?.“Compartilhe” E, deixe-nos saber nos comentários qual sua opinião sobre os risco da gordura na barriga. Você pode gostar também do Artigo: As enzimas digestivas são vitais para uma boa saúde.
0 Comentários