Quando falamos em pêra quase sempre associamos ou lembramos também da maçã. No entrando essas duas frutas têm características que as diferenciam. Leia este artigo até o final e aprenda quais são as principais propriedades da pêra e como essas ajudam até mesmo na sua saúde, beleza e bem-estar.
Essa fruta é característica de climas frios sendo, portanto, cultivada no Brasil nós estados da região Sul onde as temperaturas são mais baixas. Uma curiosidade sobre a pêra: sempre que a comemos, sentimos como se estivéssemos mastigando pedrinhas. Já aconteceu com você? Sabe o porquê disso?
Isso acontece porque as plantas são compostas por tecidos , um desses tecidos é o esclerênquima, no qual são encontradas células denominadas esclereídes que são as responsáveis pela textura pétrea que sentimos na pêra.
Mas, como já mencionado, consumir esse alimento pode nos fazer bem. Veja algumas de suas aplicações no nosso organismo:
- Prevenção de câncer;
- Perda de peso;
- Melhora a digestão;
- Aumenta a capacidade cognitiva;
- Redução da pressão arterial.
Análise abaixo cada um desses benefícios detalhadamente.
Prevenção de Cançer
Nesse aspecto a pêra tem um ação anticancerígena muito interessante. Nosso organismo produz ácidos biliares que têm função de auxiliar o sistema digestivo na quebra de gordura (células lipídicas). No entanto, quando esses ácidos se acumulam em excesso no intestino podem causar vários problemas, incluindo câncer de cólon. Mas, devido a componentes dessa fruta, ela é capaz de inibir tal ação, além de reduzir riscos de desenvolvermos cânceres gástrico e de esôfago.
Acrescido a isso, a pêra ainda contém antioxidantes que combatem radicais livres, os quais quando presentes em nosso organismo causam alterações no DNA de células saudáveis tornando-as cancerígenas e extremamente perigosas para a nossa saúde.
Pêra Ajuda na Perda de Peso
Além de ser uma fruta com baixíssima caloria, a pêra nos proporciona uma sensação de saciedade diminuindo a vontade de comer cada vez mais. Excelente para dietas ou casos de obesidade.
Aliado a esses fatores está outro benefício que ela nos fornece: aumento do metabolismo. Com isso os níveis de lipídios (gorduras) em nosso organismo ficam cada vez mais baixos.
Melhora a Digestão
Visto que essa fruta contém 18 % da quantidade de fibra diária recomendada, cumpre bem seu papel de regular os movimentos peristálticos e reduzir a prisão de ventre.
Ademais, ela auxilia no trânsito intestinal fazendo com que os alimentos que ingerimos se movimentem mais suavemente, possibilitando uma melhor digestão.
Aumenta a Capacidade Cognitiva
De acordo com o livro “Alimentos que nos tornam inteligentes” de Alex Clergue existem alguns alimentos que, se consumidos corretamente, podem ajudar nosso cérebro a funcionar melhor e de maneira mais ativa.
No caso da pêra ela é rica em Ferro (Fe) – uma forma de sabermos isso é após cortar uma fruta perceber se ela escurece com facilidade, caso aconteça isso é sinal de que ali encontra- se tal mineral – o qual combate a fadiga cerebral e melhora a oxigenação desse órgão.
Redução da Pressão Arterial
Devido à presença de Potássio (K) na pêra, podemos afirmar que ela tem propriedades vasodilatadoras, ou seja, aumenta o espaço para o sangue circular diminuindo assim a pressão arterial.
Prevenindo, assim, nosso organismo de desenvolver problemas cardíacos como hipertensão, AVC, dentre outros.
Outros Benefícios
Além de todos os citados acima, o consumo da pêra no dia a dia, em uma dieta bem regrada, traz resultados também na massa óssea devido ao alto teor de minerais como Cálcio (Cá), Magnésio (Mg), Fósforo (P), Cobre (Cu) e Manganês (Mn).
Outra curiosidade é que essa fruta tem um baixo índice de glicêmico, uma opção para quem sofre com diabetes.
Ainda, no que diz respeito à pele, os antioxidantes presentes nesse alimento reduzem os efeitos do envelhecimento, retardando o aparecimento de rugas e marcas de expressão.
Mesmo não sendo uma das principais culturas cultivadas no Brasil já deu para perceber que ela nos faz muito bem. Então quando se deparar com uma pêra, no mercado ou na feira, pense em todas essas vantagens que ela vai proporcionar para sua saúde.
0 Comentários