Dieta do Ovo que é? A dieta dos ovos baseia-se em incluir 2 a 4 ovos por dia, em 2 ou mais refeições, o que aumenta a quantidade de proteína na dieta e gera um aumento da sensação de saciedade, evitando que a pessoa se sinta com fome tão facilmente.
Além disso, está dieta também é baixa em hidratos de carbono e calorias, promovendo a perda de peso.
A dieta dos ovos é um pouco controversa porque contém uma grande quantidade de ovos, mas vários estudos indicam que o consumo diário de ovos não causa um aumento dos níveis de colesterol ou de gordura nas artérias, e é por isso que está dieta pode acabar por ser recomendada por alguns nutricionistas.
Embora esta dieta possa ser utilizada para perder peso, é importante ter o conselho de um nutricionista para uma avaliação completa e um plano nutricional adequado, especialmente porque esta dieta pode ser bastante restritiva.
Dieta do Ovo
Regras da dieta dos ovos
A dieta de ovos deve durar um máximo de 2 semanas e deve incluir 2 ovos ao pequeno almoço e se a sua dieta tiver mais 2 ovos, estes podem ser divididos ao longo do dia, totalizando 4 ovos por dia.
Os ovos podem ser preparados cozidos, como uma omelete ou fritos com um chuvisco de azeite, manteiga ou um pouco de manteiga de coco.
Para além do aumento do consumo de ovos, a dieta inclui também o aumento do consumo de alimentos frescos e leves, tais como saladas, fruta, frango, peixe e boas gorduras, tais como azeite, frutos secos e sementes.
Como em qualquer dieta, é proibido consumir alimentos tais como bebidas alcoólicas, refrigerantes, sumos preparados, doces, frituras, alimentos congelados ou em pó de conveniência, fast food e uso excessivo de sal.
Cuidados após a dieta
Idealmente, a dieta dos ovos deve ser seguida por um nutricionista, que poderá indicar melhor a quantidade certa de ovos para cada caso. Além disso, após as 2 semanas da dieta é necessário manter uma dieta equilibrada com a utilização preferencial de alimentos frescos, evitando o consumo de alimentos transformados.
Para acelerar o processo de perda de peso e manter o peso e a saúde após a dieta, é também importante praticar regularmente atividade física, como caminhar, correr ou dançar, durante 30 a 60 minutos, 3 vezes por semana.
Efeitos secundários e contra indicações
As pessoas que não têm o hábito de comer uma dieta equilibrada podem, no final da dieta dos ovos, sofrer do efeito acordeão, ganhando mais peso do que tinham no início da dieta.
Portanto, está dieta não deve ser considerada para a manutenção do peso a longo prazo, especialmente se a pessoa não tiver passado por um período de reeducação alimentar.
Além disso, devido à baixa quantidade de hidratos de carbono, algumas pessoas podem sentir fadiga e náuseas facilmente ao longo do dia.
Esta dieta não deve ser utilizada por pessoas com condições de saúde em que uma ingestão exagerada de proteínas esteja contra indicada, tais como pessoas com doenças renais ou insuficiência renal crónica, por exemplo, ou pessoas com alergia ou intolerância ao ovo.
A chave é que a dieta dos ovos, devido ao seu elevado teor proteico e baixo nível calórico, ajuda a reduzir o apetite e, consequentemente, a ingestão de alimentos menos saudáveis.
Para seguir a dieta dos ovos, basta comer os alimentos (em forma cozinhada) antes das três refeições principais ou como substituto de outras proteínas.
Não são permitidos lanches, apenas pequeno almoço, almoço e jantar, que incluem ovos cozidos. Além disso, recomenda-se a ingestão de legumes e leguminosas
Benefícios da Dieta do Ovo:
- Emagrecimento rápido;
- Autoestima recuperada;
- Alimento de base bem funcional;
- É um alimento barato;
- Não aumenta o colesterol;
- Ovo é um alimento bem versátil;
- Excelente opção de dieta para quem é vegetariano;
- Boa escolha quando o assunto é consumir proteína;
- Emagrecimento saudável;
- De fato, vai trazer os resultados esperados.
Um alimento funcional fornece, para além dos nutrientes básicos, substâncias em quantidade suficiente para oferecer benefícios para a saúde. As vitaminas dos ovos, tais como B12 e vitamina A, são boas para a memória, a visão e o sistema imunitário.
Os minerais magnésio e cálcio ajudam consideravelmente a melhorar o humor e a prevenir doenças relacionadas com os ossos como a osteoporose.
Não são permitidos aperitivos, apenas pequeno almoço, almoço e jantar, que incluem ovos cozidos. Além disso, recomenda-se a ingestão de legumes e leguminosas.
Dieta do Ovo é excelente pela a versatilidade no preparo
Os ovos podem ser preparados de diferentes maneiras, cozidos, em omeletes, mexidos ou fritos. Para além de substituir completamente outras proteínas, também pode ser utilizado em saladas e sobremesas.
Os ovos não são apenas uma boa opção proteica para comer ao pequeno almoço, mas também podem ser comidos ao almoço, ao jantar ou mesmo a um lanche.
Quem pode fazer a dieta do Ovo?
Especialmente para as pessoas que querem evitar comer carne e também para aqueles que querem perder peso rapidamente. Como o ovo fornece muitos nutrientes mesmo numa pequena porção, promove a saciedade. A comida oferece cerca de 77 kcal quando cozinhada.
O Departamento de Ciências Nutricionais da Universidade de Connecticut, nos Estados Unidos, informa que as pessoas que comem dois ovos ao pequeno almoço perdem 65% mais peso do que as que optam por comer pão.
A dieta do ovo ser realizado da maneira correta proporciona muitos benefícios ao emagrecimento no corpo.
Se você gostou desse Artigo: Dieta do Ovo que é?. “Compartilhe” E, deixe-nos saber nos comentários, se você conhecia a Dieta do ovo? Você pode gostar também do Artigo: 10 Dietas famosas de emagrecimento.
0 Comentários