Para ajudar você a entender mais sobre o colágeno, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessada em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!
O colágeno é uma proteína de rápida absorção e pode ser encontrada naturalmente no organismo. Ele ainda contribui para a elasticidade e resistência da pele, para a saúde das unhas e cabelos e é responsável por constituir as fibras que sustentam os tecidos do corpo — como ossos, músculos, tendões e articulações.
Colágeno é uma das proteínas mais importantes no corpo, pois representa mais de 25% da proteína total no corpo humano. Nós o encontramos em todas as estruturas essenciais do corpo, como ossos, tendões, ligamentos e pele. É responsável pela geração de fibras muito resistentes e flexíveis (fibras de colágeno) que fazem o equipamento de todos os tecidos funcionar corretamente.
Colágeno: Tudo o que Você Precisa Saber!
Qual é o papel do colágeno na pele?
O colágeno é o suporte da pele, proporciona a firmeza e a elasticidade necessárias para mover-se e funcionar de maneira saudável. Se fizermos uma comparação, poderíamos dizer que é o esqueleto da nossa pele.
Nossos corpos produzem colágeno naturalmente até os 30 anos de idade. A partir desta idade, produz menos. Aos 40 anos, a produção dessa proteína pode ser reduzida em até 1% ao ano e, quando atingem 70, a perda é de cerca de 30% ao ano.
A perda progressiva de colágeno em nosso organismo enfraquece as estruturas epiteliais (tecidos compostos por várias camadas de células) da pele, tornando-a mais fina e flácida, mais enrugada.
Apesar de o tempo ser o principal culpado do desgaste de colágeno na pele, existem fatores que favorecem a sua perda e destruir as reservas existentes no corpo, tais como o estresse, o excesso de exposição sol ou uma dieta pobre em minerais, vitaminas e aminoácidos.
Dicas para compensar a perda de colágeno
Embora seja impossível manter os níveis estáveis ao longo da vida, existem fatores que podem nos ajudar a compensar a perda de colágeno e reduzir os danos à pele:
Alimentos ricos em vitamina C
É importante seguir uma dieta equilibrada, para evitar a destruição do tecido de colágeno na pele e melhorar os níveis de hidratação da pele. Carnes, peixes, laticínios e ovos são uma boa fonte de colágeno para o corpo.
Da mesma forma, consumir frutas e vegetais ricos em vitamina C, como por exemplo: pimentão, kiwi, frutas cítricas (laranja, limão, etc.), melão, morangos, amoras, repolho e tomate aumenta a produção de colágeno.
A gelatina também deve ser adicionada à dieta, pois é altamente benéfica para a flexibilidade da pele, além de ser baixa em calorias e gordura.
Vitamina E e seus derivados
Nesse caso, incluir vitamina E em nossa dieta ou de maneira trivial nos ajudará a proteger as fibras de colágeno e elastina. Alguns alimentos que a contêm são: óleo, amêndoas, espinafre, quinoa, salmão ou pinhões.
Soluções dermocosméticas
Mesmo que as fórmulas dermocosméticas mais avançadas não substituam a presença dessa proteína natural da pele, elas ajudarão a aumentar a resistência, o tom e a elasticidade da pele.
Entre esses tratamentos, destacamos ampolas de vitamina C pura e proteoglicanos, que evitam rugas no rosto e pescoço, além de flacidez da pele. Essas soluções reparadoras e antioxidantes também têm um duplo efeito: uma melhora imediata na suavidade da pele e, a longo prazo, firmam a estrutura da pele.
Os benefícios do colágeno
- Contribui com a melhora da saúde da pele
- Ajuda a aliviar dores nas articulações
- Pode impedir a perda óssea
- Age na massa muscular
- Promove a saúde do coração
- Previne o aparecimento de rugas
- Promove a saúde do cabelo e das unhas
- Auxilia no tratamento da osteoartrite
Gostou de saber mais sobre o colágeno? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!
0 Comentários