Pêssego é uma fruta muito cultivada em regiões de clima frio e, devido o Brasil ser um país diversificado, é possível ter uma produção bastante concentrada, principalmente, no estado do Rio Grande do Sul.
Certeza que em algum momento da sua vida você já ouviu, ou falou, que “fulano tem uma pele de pêssego!”. Isso porque tal alimento é referência de algo macio, uma textura agradável e delicada. E quem não gostaria de ter uma pele assim?
Mas, não apenas no quesito comparação que o pêssego tem serventia para nós. Neste artigo, serão abordados os benefícios que podemos ter se acrescentarmos essa maravilhosa fruta em nosso cardápio.
Mas antes vejamos algumas curiosidades interessantes.
SOBRE O PÊSSEGO
O pêssego é uma fruta originária da China, tem aroma e sabor característicos, além de ser bastante lembrado pelo fato de sua polpa envolver um grande caroço (semente).
Além de ser um alimento muito rico em fibras, vitaminas A e C, alguns minerais (Cálcio, Ferro, Magnésio) o pêssego também se enquadra como pouco calórico, visto que contém cerca de 39 Kcal em 100 g. No entanto, há diversas formas de consumi-lo: in natura, em conserva, como suco, em receitas de bolos, tortas, geléias, cremes e sorvetes. Outrossim, dentre todas essas maneiras de acrescentar essa fruta à dieta diária, a mais recomendada é ingeri-lo em estado natural, visto que, na sua forma em calda, suas calorias quase que dobram, chegando a ter 74 Kcal.
Após vermos todas essas informações interessantes, vamos analisar agora alguns aspectos da nossa saúde em que o pêssego nos beneficia, direta ou indiretamente. São estes:
Benefícios do Pêssego para Saúde
MELHORA A PELE
No pêssego, encontramos diversas substâncias que auxiliam na saúde da nossa pele. Por exemplo, o beta-caroteno, sendo precursor da vitamina A, consegue proteger o tecido epitelial de danos causados pelos raios solares.
Além disso, os antioxidantes juntamente com a vitamina C são capazes de prevenir o envelhecimento precoce e ajudam na elasticidade da pele, respectivamente.
PREVINE DOENÇAS CARDIOVASCULARES
Dentre as diversas substâncias que o pêssego nos proporciona está o Potássio (K). Esse mineral tem ligação com a dilatação dos vasos sanguíneos, o que por sua vez auxilia as pessoas que sofrem com alta pressão arterial (mal comum dentre a população brasileira).
Ademais, a presença de polifenóis do pêssego, com ação antioxidante, está relacionada com a diminuição da incidência de doenças cardiovasculares no organismo humano.
BOM FUNCIONAMENTO DO INTESTINO
Não é segredo para ninguém saber que alimentos que contém fibras em sua composição ajudam no melhor desempenho do trato intestinal. Com o pêssego não é diferente, a fruta dispõe de uma boa quantidade de água e fibras, o que ajuda a evitar a prisão de ventre.
PÊSSEGO REDUZ A FOME
Como já mencionado anteriormente, o pêssego é um alimento com baixo teor calórico, se tratando do seu estado in natura. Mas, não se engane ele pode ser capaz de nos deixar de “barriga cheia”.
Por se tratar de uma fruta que exige uma mastigação mais demorada ele nos dá uma sensação de saciedade, o que diminui os eventos de fome.
Para quem está em busca de perder peso, o pêssego é um excelente aliado. A quantidade indicada é consumir uma fruta grande, ou duas pequenas durante o dia.
SAÚDE DOS OLHOS
O pêssego, por se tratar de uma fruta rica em vitamina A, contribui para que nossos olhos, mais especificamente a retina, tenham um envelhecimento saudável. Essa substância auxilia, ainda, na hidratação da superfície ocular. Todos esses fatores em conjunto favorecem para que tenhamos uma boa visão. Além disso, a presença de vitamina A em nosso organismo pode evitar o desenvolvimento da xeroftalmia, ou cegueira noturna. Percebe-se assim, que podemos desfrutar de inúmeros benefícios por incrementar em nossa alimentação essa fruta versátil e deliciosa, o pêssego.
0 Comentários